Para efectuar a subscrição é necessário iniciar a sessão.
Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
Uma visão económica e política do país e do mundo. Exclusiva. Com assinatura. Só os membros desta comunidade têm acesso. Para decidir de forma informada, e antes dos outros. Não queremos assinantes, queremos membros ativos da comunidade.
{{ calculatePrice(‘premiumEco’) }} por ano por mês
{{ calculatePrice(‘premiumEcoAdvocatus’) }} por ano por mês
As taxas máximas aplicadas à maioria dos tipos de contrato de crédito automóvel vão descer no terceiro trimestre deste ano. Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal mostram que isso apenas não se verifica numa das quatro tipologias de contrato de crédito automóvel. No que toca aos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias, facilidades de descoberto e ultrapassagens de crédito, a taxa máxima estabiliza face ao trimestre atual.
Lucro do Crédito Agrícola dispara para 72,5 milhões de euros
Ler Mais
O Banco de Portugal informa que, no caso do crédito automóvel para carros novos em locação financeira (leasing) ou ALD (Aluguer de Longa Duração), a taxa máxima fica fixada nos 3,3%, baixando dos 3,5% registados no segundo trimestre deste ano. Uma quebra na ordem dos 0,2 pontos percentuais (dos 5,0% para os 4,8%) regista-se também nos créditos para esta finalidade, mas considerado o caso de veículos usados.
Também a taxa máxima do crédito automóvel com reserva de propriedade vai descer, no caso dos automóveis usados. Aqui, a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetivos Globais) baixa dos 11,9% para os 11,8%. Porém, nesta mesma modalidade, mas destinada a veículos novos, existe uma estabilização da taxa máxima que pode ser aplicada, ficando-se pelos 9,2% já registados neste segundo trimestre.
O mesmo acontece com a taxa máxima aplicável a cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, que se mantém nos 15,6% registados no trimestre anterior. No caso das ultrapassagens de crédito, a TAEG máxima também permanece nos 15,6%.
Crédito ao consumo dispara à boleia dos automóveis
Ler Mais
Quebras registam-se, por sua vez, no âmbito das TAEG máximas aplicadas ao crédito pessoal. Verifica-se, assim, uma redução na ordem dos 0,2 pontos percentuais (dos 6,7% para os 6,5%) na taxa de créditos pessoais para fins de educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos. Também os outros créditos pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades) veem a taxa de juro máxima baixar, de 13,2% para 13,0%.
Tal como explica o Banco de Portugal, as “taxas máximas para os diferentes tipos de crédito aos consumidores são divulgadas trimestralmente” pelo regulador, constituindo-se como “limites máximos aos encargos que podem ser contratados em cada tipo de contrato de crédito”.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
17:54
Quer um ‘viral’ para a sua marca? Más notíciaspremium
17:34
Agricultura pode ter menos impacto no ambiente, diz ministra
17:06
PR invoca separação de poderes e não comenta PGR na AR
16:02
📹 Países onde mais subiram os preços das casas em 2023
15:24
“Não há condições para o Serviço Militar Obrigatório”
Pirataria: o crime com o qual todos perdemos
“La fuerza de todos”, a campanha da LALIGA para a reta final
UTAO alerta para risco de descer impostos e subir salários
Fernando Araújo sai da Direção Executiva do SNS
Código de Conduta do Governo alargado os dirigentes públicos
Biden assina pacote de ajuda militar à Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}
Ainda ninguém comentou este artigo.
Promova a discussão dando a sua opinião
O lançamento de uma marca de financiamento ajustada às novas soluções de mobilidade faz parte de uma estratégia abrangente do Montepio Crédito focada na economia verde e na defesa do ambiente.
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora
×