Gavião inaugura este sábado piscina descoberta e nova Casa das Artes | Médio Tejo - mediotejo.net

Gavião inaugura este sábado piscina descoberta e nova Casa das Artes | Médio Tejo – mediotejo.net

abril 30, 2024
0 Comentários

Médio Tejo
Uma região, um jornal
Este sábado à tarde, no feriado do dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, será preenchido com convívio e festa na inauguração do novo complexo turístico e cultural da vila de Gavião que inclui a Casa das Artes e a Eco Laguna, a nova piscina municipal descoberta.
A nova piscina municipal descoberta, inserida no complexo denominado Eco-Laguna, nas traseiras da antiga Casa de João Ascensão, também objeto de requalificação e que servirá para um Museu da Banda Juvenil e de Posto de Turismo, compõe o novo atrativo turístico para este verão, num investimento que ronda 1,5 milhões de euros com apoio de fundos comunitários. A autarquia vai cumprir com inauguração destes dois novos equipamentos no feriado de 10 de junho, por ocasião do aniversário da Banda Juvenil.
José Pio já havia dito que contava que já no início da época balnear a piscina descoberta ficasse “ao serviço da população”, e assim é, acontecendo este sábado à tarde o primeiro mergulho na nova piscina da vila.
Uma vez que a antiga Casa de João Ascensão – ora em diante denominada Casa das Artes – acolherá o espólio e museu da Banda, entendeu a autarquia que promover a iniciativa no dia de aniversário desta seria “uma homenagem a todos os músicos, à Banda Juvenil, às centenas de músicos que já passaram por este grupo musical que tem sido uma escola de formação para muita gente”.
A Casa das Artes conterá um museu dedicado à música, à Banda Juvenil e ao Maestro Sílvio Pleno, incluindo também o Posto de Turismo e uma loja de produtos tradicionais e materiais promocionais e turísticos do concelho. Numa das salas também ficará instalada uma exposição permanente da coleção “Quimera”, de Luís Rodrigues, artista autodidata e funcionário municipal que manipula o aço e o ferro fazendo criações fantásticas, havendo ainda espaço para exposições temporárias.
O espaço ajardinado contém pérgulas, espelhos de água e mobiliário urbano para melhor e maior fruição do espaço. A recuperação da antiga Casa de João Ascensão contou com financiamento de 85% em candidatura ao programa Valorizar.
Já nas traseiras, a piscina descoberta está concluída, numa estrutura pouco convencional para este tipo de infraestrutura pública, uma vez que se trata de uma piscina de areia, o que já gera curiosidade e expetativa na região. Conta ainda com espaço relvado, com sombras, balneários e equipamentos de apoio, e estará em funcionamento um bar, cujo procedimento para concessão está já a decorrer.
Quanto à loja de produtos tradicionais, o município entende não a concessionar para já, pretendendo começar por promover produtos tradicionais do concelho, desde o artesanato, enchidos, vinhos, produtos do Museu do Sabão e do Museu das Mantas e Tapeçarias, ambos situados em Belver.
O objetivo deste investimento passa por aumentar e diversificar a oferta turística do concelho e regenerar aquela zona urbana, criando uma nova dinâmica e vivência naquele espaço.
O município de Gavião tem estado a investir numa nova centralidade na vila, com requalificação e regeneração do centro histórico. Após requalificação da piscina coberta e do Agrupamento de Escolas e reordenamento de trânsito na Rua 23 de Novembro e requalificação da envolvente, permitindo uma melhor mobilidade urbana e acessibilidade, também foi criada uma nova ligação pedonal ao centro, nomeadamente à zona de serviços e comércio de Gavião.
“Já podemos ver que há uma tentativa de criar uma nova centralidade, aproveitando todos estes pontos, desde as piscinas, a escola, a Casa-Museu, a loja de produtos tradicionais, e juntando o Jardim do Calvário, a Incubadora de Empresas e o futuro Museu dos Carros de Atrelar. Serão obras que vão ficar ao dispor dos munícipes e que penso que tornam Gavião um polo com muita atração, onde as pessoas poderão ser turistas com maior permanência, e terem sempre qualquer coisa que fazer”, argumenta José Pio, presidente de Câmara.
Para o autarca, o concelho “passa a ter muita atratividade”, em complemento com os núcleos museológicos na freguesia de Belver, “zona turística por excelência com o único monumento nacional”, o Castelo, bem como o Museu do Sabão, “o único em Portugal”, ou o Museu das Mantas e Tapeçarias, dinamizado por uma artesã “de excelência” que tem sempre algo de novo a apresentar aos visitantes e que fabrica diversos produtos que promovem e preservam a arte da tecelagem e da laboração com teares tradicionais.
Este sábado, 10 de junho, o programa começa pelas 15h00 com a cerimónia de inauguração da Casa das Artes e da Eco Laguna, contando com presença da Banda Juvenil de Gavião, seguindo-se a inauguração de um monumento de homenagem à banda pelo seu 34º aniversário, também comemorado nesta tarde preenchida com muitas novidades.
Pelas 16h00 está marcado o primeiro mergulho na piscina descoberta e sustentável, neste novo complexo da vila, findando o programa com uma prova de vinhos e momento musical a cargo de Lord Nelson.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza… também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.
2 Comentários
Olá Boa Conterrâneoa! E com grande Alegria que lhe dou os Parabéns pelo seu interesse no nosso Concelho , em mostrar tudo de Belo q nele existe. Bem haja
.Um abraço 🤗 e que
Lhe conserve a sua Alegria.
Estive hoje mesmo na piscina.
Gostei muito, com bom acessos, estacionamemnto, muito limpa, wc com qualidade e limpos, sossego e respeito entre os que estavam por lá. Deu realmente para descansar.
Há uma ou outra coisa que me pareceu possível melhorar.
Por exemplo, era bom haver mais algumas espreguicadeiras. Davam mesmo jeito 🙂
Mais uma ou outra zona de sombra também seriam bem vindas.
Um simples sinal a indicar a SAIDA, pois quemnao vabe vai tentar sair por onde entrou.
e o bar que tivesse sobras ou chapeus de sol bons.
na minha modesta opinião com estas pequenas coisas tudo ficaria ainda melhor.
MAS, muito obrigado a quem fez e cuida do espaço.
O Preço; uma agradabilissima surpresa.
Muito Obrigado.
Vitor Maia
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

Contactos info@mediotejo.net | +351 913 780 965
Quem Somos | Estatuto Editorial | Ficha Técnica

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb