Médio Tejo
Uma região, um jornal
A Banda Juvenil do Município de Gavião ruma este fim de semana ao arquipélago dos Açores para atuar nas festas Sanjoaninas em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. A banda irá participar integrando a programação entre as filarmónicas convidadas.
Esta sexta-feira, dia 30 de junho, está previsto participar no concerto junto à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Segue-se o concerto no sábado, dia 1 de julho, pelas 19h00, no Palco Construtora, no Largo Prior do Crato, em Angra do Heroísmo.
No dia 2 de julho, domingo, a Banda Juvenil irá integrar a comitiva de mais de vinte bandas no Desfile de Filarmónicas que acontecerá no Alto das Covas, Rua da Sé e Praça Velha, a partir das 21h00.
Refira-se que a Banda Juvenil do Município de Gavião conta atualmente com cerca de 60 elementos, tendo completado 34 anos de existência no feriado de 10 de Junho.
A Banda Juvenil do Município do Gavião nasceu a 10 de junho de 1989 e é dirigida pelo maestro Paulo Pires há 30 anos, tendo resultado de uma iniciativa da Câmara Municipal do Gavião, que apoia financeiramente o projeto cultural e de formação musical. A Banda Juvenil de Gavião já formou centenas de jovens ao longo do seu percurso, tendo percorrido dezenas de países ao longo da sua existência.
São figuras de relevo desta instituição Jaime Estorninho e o Maestro Sílvio Pleno, responsáveis pela sua fundação e base, e é por isso que estas personalidades estão representadas e devidamente homenageadas no Museu da Música instalado na recentemente inaugurada Casa das Artes de Gavião, junto à Eco Laguna, e contém algum espólio que ilustra a atividade da Banda Juvenil de Gavião.
Composta unicamente por jovens, tem percorrido o país de Norte a Sul, nomeadamente em feiras de artesanato, mostras de gastronomia, feiras do livro, festivais de bandas de música civis, para além de concertos e desfiles em arraiais e festejos populares, apresentando um repertório musical próprio, com diversos estilos de música.
Além disso possui um considerável espólio, testemunho da atividade desenvolvida ao longo dos anos, durante os quais tem mantido em funcionamento uma Escola de Música, suporte artístico do grupo, que possibilita a substituição de músicos.
O objetivo da Banda passa pela aprendizagem da música, mas também pela ocupação dos tempos livres e a tentativa de incutir nos jovens o gosto pela arte musical desde cedo.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza… também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
Contactos info@mediotejo.net | +351 913 780 965
Quem Somos | Estatuto Editorial | Ficha Técnica