O Rossio cheio de carros e Campolide sem estação. Lisboa era assim há 100 anos - Mensagem de Lisboa

O Rossio cheio de carros e Campolide sem estação. Lisboa era assim há 100 anos – Mensagem de Lisboa

maio 21, 2024
0 Comentários

Mensagem de Lisboa
Receba a nossa newsletter com as histórias de Lisboa 🙂

Ao submeter o e-mail concorda com a política de privacidade.
Parece resultado digno das mais avançadas ferramentas de inteligências artificial. Como se pedíssemos “uma imagem realista de Lisboa há 100 anos, comparada com uma imagem atual”, e daí nascessem 60 fotografias que misturam o passado e o presente da cidade. Na verdade, este exercício tem mãos bem humanas: as da fotógrafa Andreia Costa.
“Lisboa Entre os Tempos” é a obra, lançada este ano, onde Andreia Costa une o seu trabalho ao do fotógrafo Horácio Novais, no ativo entre 1930 e 1988, “para conseguir mostrar numa só fotografia o passado e presente da cidade de Lisboa”. Ele que fotografou a Lisboa no seu tempo, “desde as suas paisagens icónicas e arquitetura única, à vida urbana”.
“O meu objetivo foi pegar nesses mesmos elementos e mostrar como a cidade foi evoluindo ao longo de quase 100 anos”, de “uma metrópole pitoresca e tradicional par uma metrópole moderna e cosmopolita”, explica a autora.
É a história da evolução da cidade compilada em 60 fotografias, onde uma das principais transformações é o espaço dado ao carro.
Veja aqui algumas destas fotografias, com notas da autora:
No Chiado, existia uma atmosfera cultural e comercial com lojas tradicionais, livrarias e cafés frequentados por intelectuais. Hoje, embora ainda mantenha parte da sua herança cultural, o Chiado modernizou-se com a presença de marcas internacionais, turismo, renovação arquitetónica e um ambiente mais contemporâneo.
“Nesta imagem, o que salta à vista é todo o descampado que foi ocupado pela estrutura da estação de Campolide. Este projeto teve inicio entre 1880 e 1902 e, hoje em dia, é uma das estações mais importantes de Lisboa.”
“A Av. Almirante de Reis é uma das avenidas mais extensas de Lisboa. Houve muitas coisas que se alteraram nessa avenida desde 1892 (ano em que começaram as obras). Hoje em dia, é uma das zonas mais multiculturais da cidade de Lisboa.”
“A Praça D. Pedro IV pouco ou nada mudou desde que se deu o terramoto de Lisboa em 1755. Antigamente, podíamos estacionar os carros onde é hoje o centro da Praça do Rossio, mas naquela altura certamente existia menos influência do turismo.
As diferenças que conseguimos ver ao atravessar Lisboa hoje em dia, com esta fotografia, são incontestáveis. Nos dias de hoje, vê-se um enorme número de tuktuks, autocarros e motas em comparação com o estilo de carros que se via na altura.”

Receba a nossa newsletter com as histórias de Lisboa 🙂

“Na Praça das Restauradores, antigamente era possível estacionar no centro da praça. O edifício Edgen (antigo cinema) arquitetonicamente encontra-se diferente. Até mesmo o estilo de vestir das pessoas.”
“A zona do Saldanha é um local comercial e empresarial, com tráfego intenso e uma localização estratégia no coração da cidade. Noutros tempos, o edifício Monumental, no Saldanha, era a melhor sala de cinema de Portugal.”
“O Martim Moniz foi o que mais alterações teve ao longo dos últimos 100 anos. Antigamente, provavelmente tinha uma atmosfera mais tradicional, com comércio local e menos diversidade étnica. Hoje, é o lugar mais multicultural de Lisboa.”
“A Praça Marquês de Pombal provavelmente tinha menos tráfego e menos áreas verdes. Hoje, é uma movimentada artéria da cidade, importante para o tráfego da cidade, com jardins bem cuidados, e abriga arranha-céus e monumentos modernos.”
“O Largo de São Domingos continua a ser um ponto de encontro de estrangeiros, sejam eles turistas ou emigrantes. O tempo passou mas conseguimos encontrar a mesma atmosfera nesta zona da cidade.”
O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:

1 Comentário
O Antigamente e o Actual de vários locais emblemáticos de Lisboa.
Grandes mudanças em poucos anos…
Faz-nos pensar…
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
Rua Garrett, 122
1200-273 Lisboa

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb