A integração de painéis solares em carros elétricos aumenta a autonomia dos veículos
Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) e do Instituto Dom Luiz (IDL), está a recrutar voluntários para uma campanha de ciência cidadã, cujo objetivo é estimar o potencial da mobilidade solar, utilizando os próprios veículos. A campanha decorre no âmbito do projeto “Solar Cars”.
A integração de painéis solares em veículos elétricos aumenta a autonomia dos veículos, que carregam durante o dia, reduzindo os custos, as emissões de CO2 e a frequência de carregamento. Uma análise do potencial de uma cidade como Lisboa mostra que, mesmo considerando as sombras provocadas pelos edifícios, a energia solar poderia contribuir, em média anual, com o equivalente a 18 km/dia. Considerando que a distância média percorrida na cidade é 30 km/dia, um veículo elétrico solar reduziria os custos de energia em mais de metade, eliminando as necessidades de carregamento durante o verão e reduzindo as necessidades de carregamento no inverno para metade.
“Solar Cars” é um projeto de ciência cidadã que pretende recolher dados experimentais do potencial solar de veículos elétricos para validação de modelos como este. As medições são realizadas a bordo de veículos de voluntários, que não precisam ser carros elétricos, cientistas cidadãos com vontade de aprender mais sobre o papel da energia solar para uma mobilidade mais sustentável e em participar num projeto científico.
A equipa do projeto “Solar Cars” é constituída por Miguel Centeno Brito e Ivo Costa, professores do DEGGE e investigadores do IDL, e Leonardo Ferreira, aluno do mestrado em Engenharia da Energia e Ambiente.
Os sensores solares estão em circulação na cidade de Lisboa desde dezembro de 2021 e já passaram por cerca de 15 veículos diferentes, desde autocarros, veículos particulares e TVDE’s.
Para participar preencha o formulário disponível no site do projeto.
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