TST lança publicação explicativa sobre modalidades de teletrabalho - Agência Brasil

TST lança publicação explicativa sobre modalidades de teletrabalho – Agência Brasil

maio 23, 2024
0 Comentários

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Em 2020, a pandemia de covid-19 obrigou milhões de pessoas a trabalharem em casa para cumprir as medidas de isolamento social e evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Diante de dúvidas que surgiram sobre a forma de trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) criou um material educativo, disponível na internet, para dar as informações sobre o tema. 
Na cartilha Teletrabalho – o trabalho de onde você estiver, o tribunal detalha os conceitos de teletrabalho, trabalho remoto, home office e trabalho externo. 
O documento detalha, por exemplo, a diferença entre teletrabalho e trabalho externo. O teletrabalho é a modalidade na qual as tarefas são realizadas fora das dependências do empregador, podendo ser na residência ou não, e com a utilização de recursos tecnológicos. O trabalho externo é desempenhado nas ruas por motoristas, vendedores, representantes. 
A publicação também cita as vantagens e desvantagens do teletrabalho, como aumento da produtividade, escolha do local para realização de tarefas e aumento de despesas com energia elétrica e água. 
A publicação cita pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que revelou que cerca de 8,5 milhões de pessoas trabalharam remotamente nos primeiros meses da pandemia. A modalidade foi destinada principalmente  a pessoas que exercem funções de diretores, gerentes e profissionais das ciências e intelectuais. Os trabalhadores das áreas de serviços e comércio foram os que menos conseguiram realizar o teletrabalho em suas funções. 
Em entrevista ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, falou sobre a publicação educativa.  
Edição: Aline Leal
No maior desastre climático do estado, mais de 647 mil gaúchos ainda estão fora de suas residências, vivendo em abrigos, na casa de amigos e parentes ou  em acampamentos à beira de rodovias.
A Operação Caminhos Seguros durou 18 dias e envolveu mais de dois mil agentes das forças de segurança mineiras, dos bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público.
Países anunciaram que reconhecerão formalmente Estado da Palestina. Israel disse que iniciativa é tentativa de ressuscitar políticas antigas e fracassadas.
Pesquisa do Ipea, com base em dados da Pnad Contínua, mostra precarização das condições de trabalho e temor de perda de autonomia entre motoristas e entregadores.
As provas, que ocorreriam em 5 de maio, foram adiadas em função do desastre provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
“É importante que a população se vacine contra a Influenza, que é um dos principais vírus que leva aos casos graves de síndrome respiratória”, diz Luciane Velasque, superintendente de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da secretaria.
Áreas de maior risco são a região serrana, o noroeste, o centro oriental e ocidental do Rio Grande do Sul, o oeste e o sul de Santa Catarina e a área metropolitana de Porto Alegre. 
De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso causou um prejuízo de cerca de R$ 8 milhões a Previdência Social, principalmente com pensão por morte e benefício de prestação continuada.
Consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. 
Medida permite presença do Exército nas ruas por 60 dias. Decreto diz que tem sido registrado aumento da violência por grupos organizados e organizações terroristas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb