Assine grátis nossa Newsletter
“Legado, Movimento e Transformação” é o tema deste ano do tradicional Cordão do Boitatá
O tradicional Cordão do Boitatá, que se chega ao seu 28º ano de festividades, lança uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de custear as celebrações carnavalescas e sustentar suas atividades ao longo do ano. E além disso, o grupo continua com seus ensaios abertos, realizados nas segundas-feiras de janeiro, na sede do Cordão da Bola Preta, localizada na Lapa.
Este bloco, que se destaca por sua autonomia, realiza todas as suas atividades de maneira independente, direcionando os recursos arrecadados para a produção do Cortejo e do Baile Multicultural do Boitatá, que acontece na Praça XV, no Centro do Rio.
“O povo na rua e de rua são este legado em permanente transformação. Este é o compromisso do Cordão do Boitatá, nossa reverência e respeito aos que vieram antes de nós, que seguem entre nós e que virão depois de nós. Acreditamos que a colaboração financeira do público é o nosso elo de confiança. É o nosso gesto político de reivindicar autogestão, responsabilidade e liberdade.” explica Kiko Horta, músico e diretor musical do bloco.
O Cordão do Boitatá, organizado por músicos, destaca-se por seu vasto repertório que abrange a maioria dos gêneros da rica diversidade cultural brasileira. A orquestra, composta por 15 músicos referenciados no cenário carioca, e com arranjos originais de grandes nomes como Moacir Santos, Villa Lobos e Pixinguinha, proporciona um espetáculo vibrante.
Já a Orquestra de Rua, formada por 100 integrantes, realiza um cortejo acústico no domingo que antecede a folia, promovendo a união de adolescentes do grupo “Mulecada que Agita” com músicos amadores e profissionais de diversas áreas. O evento é um verdadeiro encontro de talentos que atuam em orquestras sinfônicas, bandas, blocos, universidades e Escolas de Samba.
Ao longo da trajetória, o Cordão do Boitatá se tornou um ícone do Carnaval do Rio. Há 18 anos ocupando a Praça XV, o Baile Multicultural do Cordão do Boitatá proporciona alegria para mais de 70 mil pessoas. Em 2022, o reconhecimento pela contribuição cultural foi reforçado, recebendo a Medalha Pedro Ernesto da Câmara dos Vereadores e sendo declarado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
As doações podem ser feitas através do PIX pelo e-mail pixboitata@gmail.com ou por depósito bancário na conta: Banco C6 Nº 336 | Ag 0001 | Cc 13542638-3 | Cordão do Boitatá – CNPJ 11289077/0001-40.
Ensaios Pré-Carnavalescos do Cordão do Boitatá
Cortejo da Orquestra de Rua
Baile Multicultural do Boitatá
document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
Receba gratuitamente as principais notícias do dia
Travessa do Comércio, 2 a 6 – Arco do Teles. Centro, Rio de Janeiro – RJ CEP: 20091-000 Tel: (21) 2507-8596
Editorial Board | Our Headquarters | History and Background | Social Responsibility | Privacy Policy
© Diário do Rio
Olá!
Você se inscreveu para receber a newsletter do Diário do Rio, o único jornal 100% independente do Estado e leitura obrigatória de quem ama o Rio.
Se, por acaso, alguém sugeriu seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos antecipadamente desculpas e reafirmamos que não é desta forma que queremos trabalhar. Para retirar seu nome da lista, basta responder a este e-mail.
A partir desta inscrição, você vai passar a receber diariamente as principais notícias do Rio de Janeiro.
Nossa newsletter é enviada diariamente às 6h30 da manhã, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviço e muito mais você encontra em nosso site www.diariodorio.com
Obrigado por se inscrever!
abs
Equipe Diário do Rio