Baixa de Lisboa: carros anteriores a 2005 proibidos de circular a partir de 2021 - Idealista

Baixa de Lisboa: carros anteriores a 2005 proibidos de circular a partir de 2021 – Idealista

maio 30, 2024
0 Comentários

A baixa de Lisboa vai sofrer vários condicionamentos de trânsito, já a partir de agosto. A proibição da circulação automóvel, numa primeira fase, vai começar por aplicar-se a todas as viaturas anteriores a 2000. Numa segunda fase, em abril de 2021, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai alargar a proibição aos veículos anteriores a 2005.
A intenção da câmara consta do relatório que prevê a criação da nova Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado (ZER ABC), segundo a notícia avançada pelo Público. A partir do verão, passará a ser autorizada apenas a circulação de automóveis que cumpram a norma Euro 3, ou seja, com matrícula posterior a 2000. Depois, e já em abril de 2021, a circulação só será permitida aos veículos que cumpram a norma Euro 4, com matrícula posterior a 2005. Segundo o documento, os residentes ficam excluídos dessa nova regra, desde que os seus veículos tenham matrícula posterior a 2000.
Atualmente, já é proibido circular nesta zona da cidade com viaturas anteriores ao ano de 2002, mas a publicação recorda que a fiscalização é escassa. Segundo uma fonte da autarquia, em declarações jornal, as contra-ordenações foram três a quatro vezes superiores em 2019 do que em anos anteriores, mas a nova ZER prevê a instalação de sistemas eletrónicos de controlo, o que deverá significar um aumento da eficácia na fiscalização.
Mas afinal, o que é o ZER ABC? “É uma Zona de Emissões Reduzidas onde circulam apenas veículos autorizados. A ZER vai permitir criar melhores condições de circulação e estacionamento para residentes, reduzir o tráfego de atravessamento, melhorar o espaço público na zona histórica da cidade e promover o comércio local”, segundo o site que explica o funcionamento da iniciativa.
O idealista/news preparou um guia explicativo com tudo o que vai mudar, e pode ser consultado aqui.
O plano da CML foi pode, por outro lado, traduzir-se em mais negócio imobiliário. “Estas medidas vêm permitir um olhar renovado sobre o centro da cidade, trazendo novas oportunidades para o comércio de rua em Lisboa. Artérias até aqui pouco posicionadas junto dos operadores do retalho, como a Rua da Prata, na baixa da cidade, ganham novo dinamismo, tornando-se potenciais vias de interesse para investidores e proprietários”, argumenta Carlos Récio, senior director A&T retail da CBRE, citado em comunicado.
A reabilitação de edifícios irá continuar a proporcionar novas aberturas de lojas nos centros históricos, de acordo com a consultora imobiliária.
Para poder comentar deves entrar na tua conta
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou a criação de uma zona de emissões reduzidas, que abrangerá a Avenida da Liberdade, a Baixa e o Chiado. Só veículos autorizados poderão circular nestas artérias da capital, pelo que se avizinham muitas alterações ao trânsito. Em causa está a Zona de Emissões Reduzidas Avenida-Baixa-Chiado (ZER ABC), que deverá estar a funcionar na plenitude em agosto. 
“Uma nova forma de viver Lisboa. Com menos poluição e melhor qualidade do ar, contribuindo para a redução de 60 mil toneladas de CO2, numa cidade mais amiga das pessoas”, lê-se no site da Zona de Emissões Reduzidas Avenida-Baixa-Chiado (ZER ABC). Mas o que vai, afinal, mudar no coração da capital? Mostramos-te algumas fotos que ajudam a mostrar como vai ficar a cidade após as obras/intervenções previstas. 
O reforço da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, começa a 31 de julho, vai demorar 19 meses, de segunda-feira a sábado, entre meia-noite e 06h00, num investimento de 50 milhões de euros, anunciou em comunicado a ANA Aeroportos de Portugal, explicando que a opção pelo trabalho em horário noturno visa “minimizar o impacto nas operações aeroportuárias”.
O Governo vai assinar em junho contratos de obras num valor superior a 2.000 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta quarta-feira (29 de maio de 2024) o ministro da Coesão, Manuel Castro Almeida.
A produção no setor da construção em Portugal ultrapassou os 20 mil milhões de euros em 2023, representando um crescimento de 7,5% face ao ano anterior, segundo um estudo da Informa D&B hoje divulgado.
A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai investir 22,7 milhões de euros na requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, foi anunciado esta terça-feira (28 de maio de 2024). Em comunicado, o município refere que 21,3 milhões serão assegurados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A vila de Belas, no concelho de Sintra, foi o local escolhido para o desenvolvimento de um novo projeto residencial. Situado no Belas Clube de Campo, as Native Townhouses chegam para dar resposta às exigências dos compradores jovens e ativos, que desejam viver fora do centro de Lisboa, mas não abdicam de um estilo de vida urbano.

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb