Médio Tejo
Uma região, um jornal
A informação foi confirmada por José Pio, presidente da Câmara Municipal de Gavião, que referiu que o processo já está em desenvolvimento há algum tempo, com negociações a serem feitas com a tutela. Foi aprovado por unanimidade um procedimento na passada reunião de Câmara, de 2 de fevereiro, com indicação de dados para constar do protocolo a estabelecer entre o Município e a AMA.
A autarquia pretende tentar que o novo espaço venha “colidir o menos possível com serviços prestados e instalados no concelho”, disse o edil.
O Espaço Cidadão é um balcão multisserviços que permite aceder a múltiplos serviços públicos, nomeadamente renovar a carta de condução, alterar morada no Cartão de Cidadão, apresentar despesas junto da ADSE, ao passo que também permite o apoio à literacia digital para aqueles que não estão tão familiarizados com novas tecnologias e sistemas de informação.
Na ocasião, a par deste tema, foi ainda indicado pelo vereador do PSD, Vítor Filipe, que a Segurança Social poderia estar “em risco” no concelho, uma vez que o atendimento tinha sido reduzido. Ao que José Pio veio esclarecer que as funcionárias estariam de baixa médica, vindo uma funcionária todos os dias de Portalegre fazer o atendimento.
Por outro lado, referiu o edil que a Segurança Social está à procura de “um espaço mais visível” para apostar na melhoria das instalações dos serviços na sede do concelho. O atual espaço, lembrou, tem sido cedido gratuitamente pela Câmara Municipal.
Quanto ao Espaço Cidadão, José Pio esclareceu que será dada formação a funcionários da junta de freguesia, não sendo necessário alocar funcionários da autarquia, e a AMA disponibiliza todo o mobiliário e equipamento para o espaço. A autarquia e a junta de freguesia deverão ainda receber contrapartida financeira da instalação deste balcão.
O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, tendo acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de interesse público.
Pode tratar-se neste balcão da renovação da carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre outros, segundo o site da AMA.
Esta tem sido uma aposta do Governo nos últimos anos, estando atualmente em funcionamento mais de 800 Espaços Cidadão que disponibilizam cerca de 200 serviços públicos na rede espalhada por todo o país.
“Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais”, refere a AMA.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza… também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
Contactos info@mediotejo.net | +351 913 780 965
Quem Somos | Estatuto Editorial | Ficha Técnica