'Carro com emoção': G1 testa sistema que busca 'conexão' com motorista - G1

'Carro com emoção': G1 testa sistema que busca 'conexão' com motorista – G1

junho 6, 2024
0 Comentários

17/01/2017 09h00 – Atualizado em 17/01/2017 13h53
Rodrigo OrtegaDo G1 – o repórter viajou a Las Vegas a convite da Huawei
Novos sistemas de montadoras que buscam “conexão emocional” entre carros e motoristas ganharam voz na CES, a feira de eletrônicos em Las Vegas. Os protótipos de inteligência artificial para carros buscam conhecer, conversar e se adaptar à pessoa que está guiando o veículos. O G1 testou o assistente por voz Yui, da Toyota; veja o vídeo acima.
Além da Toyota, que apresentou o Yui no seu conceito de veículo chamado Concept-i, a Honda também mostrou na feira seu investimento em um veículo com sistema de inteligência artificial que detecta sentimentos e cria uma ligação emocional com o dono, o NeuV (saiba mais).
Os sistemas não têm previsão de chegarem ao mercado. Os protótipos são apenas uma demonstração de onde as empresas querem chegar no futuro com os veículos. Ambos preveem direção automática ou manual – o sistema, através do controle por voz, tenta identificar ou perguntar para o motorista os momentos em que ele prefere cada modo.
‘Pedido de amizade’
No teste feito pelo G1, a interação não foi muito profunda. O Yui parece ainda em estágio inicial de desenvolvimento. Na primeira etapa, um monitor recolhe algumas respostas para questões pessoais, como nome, idade, experiência no volante e hobbies. A partir disso, ele escolhe entre três destinos para a viagem simulada em regiões da Califórnia.
Durante a viagem, era proibido colocar a mão no rosto ou colocar objetos na frente da cara. É que o sistema monitora o tempo todo as expressões faciais do motorista. Depois, ele mostra um momento da viagem em que você demonstrou alegria ou surpresa. Nada muito surpreendente, mas serve como um aviso: os carros querem ser nossos amigos.
 

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb