Comprar carro: Onde está o crédito mais barato? - Expresso

Comprar carro: Onde está o crédito mais barato? – Expresso

junho 8, 2024
0 Comentários

Siga-nos

ARQUIVO Créditos
17 agosto 2009 10:10
Comprar carro: Onde está o crédito mais barato?
17 agosto 2009 10:10
Apesar da crise, 17,5 por cento dos portugueses está a pensar em adquirir um automóvel novo nos próximos doze meses, de acordo com o estudo Target Group Index, da Marktest, publicado em Julho. Se é este o seu caso, mas não sabe qual a melhor forma de financiar a aquisição, conheça as várias ofertas dos bancos e decida qual a melhor para si.
Porquê recorrer ao crédito?

É certo que ao optar por ALD (aluguer de longa duração) ou leasing, as suas prestações mensais ficarão mais reduzidas, uma vez que está a pagar ao banco para utilizar a viatura durante determinado período de tempo. Quando o contrato terminar, o cliente tem opção de compra e, se assim o quiser, terá de pagar o valor residual do carro. No entanto, até ao contrato terminar e se não exercer a opção de compra, o carro nunca será seu, mas sim da instituição com a qual fez o financiamento.
Ao recorrer ao crédito tradicional, o automóvel que irá pagar nos próximos anos ficará logo em seu nome, além disso pode optar pelo seguro que pretende, não terá que pagar valor adicional no final do contrato e poderá vendê-lo quando assim o entender, sem ter que pagar antes o valor que falta até terminar o contrato.
A prestação mensal que irá pagar ao banco varia consoante alguns factores, como por exemplo o tempo de duração do empréstimo, o valor que paga de entrada, se tem outros produtos financeiros associados que lhe ofereçam bonificações (por exemplo, conta ordenado ou crédito habitação, entre outros) ou se contrata um empréstimo com taxa fixa ou variável. Inclusivamente, há bancos que têm acordos com alguns stands automóvel e a taxa varia consoante a existência dessa parceria ou não. Caso haja parceria, terá que negociar directamente com o estabelecimento onde irá efectuar a compra do veículo, como acontece com o Santander Totta.

BPI tem solução mais vantajosa

Fizemos simulações em vários bancos para comprar um Renault Megane II Break Diesel, cujo valor de mercado é 26 650 euros, dando 20 por cento de entrada (5330 euros), o que perfaz um empréstimo de 21 320 euros, que dividimos por cinco anos.
Para exemplificar como os critérios de contratação do empréstimo influenciam o valor que paga todos os meses, damos o caso do BPI, que tem os preços mais acessíveis. Se pedir o crédito BPI Automóvel, com a modalidade taxa fixa e sem outros produtos financeiros associados, pagará 413 euros todos os meses (TAEG: 5 por cento). Já se for com taxa variável, a prestação baixa para 388,04 euros (4,78 por cento), e se tiver uma conta ordenado, o preço ainda baixa 385,58 euros (4,538 por cento). Quantos mais produtos financeiros tiver associados, mais barata a mensalidade.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) também apresenta preços acessíveis, com uma TAEG que varia consoante as garantias que der. Por exemplo, se pedir um crédito com taxa fixa pagará 506,03 euros. Já se for com taxa euribor indexada, a prestação baixa para 443,32 euros. Se der como garantia um fiador, então desembolsará mensalmente 403,10 euros, mas se puder dar como garantia uma hipoteca de imóvel, o valor a pagar ainda é mais reduzido: 377,50 euros. De referir que o spread já vem incluído no valor da simulação.

A CGD e o BPI apresentam os preços mais acessíveis, mas veja outros créditos automóvel. Se tiver conta nestes bancos, juntamente com outros produtos ou investimentos financeiros, o custo poderá ser mais “amigo da carteira”.

BES Automóvel

Com taxa fixa. O primeiro quadro inclui Seguro BES Protecção mais e Comissão de Estudo de Financiamento, o segundo não inclui. O montante de financiamento é mais elevado, mas a TAEG é mais reduzida.


Crédiauto – Millennium BCP

A prestação mensal e TAEG já incluem o Imposto de selo de Abertura de Crédito e Seguro de Vida
Crédito Pessoal Automóvel – Caixa Agrícola

A simulação do primeiro quadro foi realizada tendo em conta que já é cliente há mais cinco anos e tem cartão de crédito. Como pode verificar, o preço da mensalidade reduz
Crédito pessoal Solução Automóvel – Banif

A Taxa de juro é fixa, com possibilidades de remuneração. A primeira simulação foi elaborada pressupondo que o cliente tem apenas uma conta no Banif. Os valores mais baixos da segunda simulação já implicam que tenha uma conta ordenado Triplus e cartão de crédito
Solução Auto – Montepio

A primeira simulação foi feita sem incluir qualquer tipo de produtos financeiros que possa ter contratado. A segunda já inclui cartão de crédito, conta ordenado e pagamento de serviços.
+ Exclusivos
+ Arquivo Créditos
Siga-nos

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb