Médio Tejo
Uma região, um jornal
Gavião será palco do Exercício Ferrovia – Gavião’24 esta sexta-feira, dia 1 de março, assinalando o Dia Internacional da Proteção Civil, num simulacro de acidente ferroviário tendo como cenário o troço da linha da Beira Baixa localizado no concelho, junto aos túneis de Outeiro Cimeiro e Outeiro Fundeiro.
O exercício acontece a partir das 21h30 e poderá durar até às 6h00, contando com participação de mais de 250 operacionais e 32 figurantes, havendo por isso movimentações na freguesia de Belver em particular, na zona da Linha da Beira Baixa, mas também se verificará por todo o concelho e região.
Trata-se de uma organização conjunta do Comando Regional do Alentejo e do Comando Sub-regional do Alto Alentejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do Serviço Municipal de Proteção Civil de Gavião, da Infraestruturas de Portugal e da CP – Comboios de Portugal.
Segundo informação da organização, “a partir de um cenário de colisão com obstáculos na via, descarrilamento e queda de uma carruagem, este exercício tem como finalidade de treinar a resposta das entidades com responsabilidade em matéria de proteção civil perante uma situação de exceção decorrente de um acidente ferroviário, exercitando os processos de decisão estratégica e de comando operacional”.
“Os acidentes ferroviários podem causar grandes repercussões, podendo criar situações particularmente graves quando envolvam um elevado número de vítimas, em virtude da dificuldade de acesso ao local do acidente. Neste contexto, e como forma de minimizar quaisquer consequências e impactos que advenham de um acidente grave ou catástrofe registado na Linha da Beira Baixa, importa testar o despacho, intervenção e articulação dos meios adequados para um cenário de acidente”, contextualiza-se.
A autarquia aprovou, neste âmbito, um Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para Acidentes Ferroviários, tendo em conta a passagem da linha ferroviária no concelho e abriu inclusive inscrições para participação de cidadãos enquanto figurantes, para tornar o cenário o mais próximo da realidade.
José Pio, autarca gavionense, já havia referido entender que será “um exercício extraordinário no Município de Gavião, de nível nacional, que envolverá muita gente e que será complexo e difícil, até porque se realiza à noite. A previsão é que às 21h00 seja dado o alerta de acidente, com meios que vão demorar cerca de duas horas a chegar. Sendo um exercício real há pré-posicionamento, mas em Coimbra, Lisboa…”.
Segundo o presidente de Câmara o posto de comando será instalado em Belver, na sede do Clube Recreativo e Desportivo Belverense, estando previsto no simulacro a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil e acionamento do Plano de Emergência Municipal.
O local onde será simulado o acidente ferroviário será limitado, na zona onde se situam os túneis do Outeiro, daí o nível de complexidade e dificuldade, onde só existe uma ligação rodoviária ao local e restando depois a ligação fluvial através do rio. Entre os meios de socorro e resgate prevê-se o envolvimento de uma draisine, barcos, ambulâncias, entre outros.
“Estes exercícios servem exatamente para perceber o que corre bem e o que corre mal. Além do envolvimento de quase quarenta pessoas, está previsto um cenário com vítimas mortais, entre feridos de diferente gravidade, e vai tentar-se fazer tudo o mais real possível. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos por volta das 6h00 de sábado, dia 2 de março”, indicou José Pio, acrescentando que tudo decorrerá tentando não condicionar a circulação na linha ferroviária, que terá que ser retomada rapidamente.
O exercício tem início oficialmente às 21:30 e nele participam mais de 250 operacionais da ANEPC, Serviço Municipal de Proteção Civil de Gavião, dos Corpos de Bombeiros do Alto Alentejo, Médio Tejo e Beira Baixa, Guarda Nacional Republicana, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente, Força Especial de Proteção Civil, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, Infraestruturas de Portugal, CP – Comboios de Portugal, E-Redes, Altice, para além de 32 figurantes.
O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente, a 1 de março, a fim de alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e de prestar tributo a todos os seus agentes.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza… também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
Contactos info@mediotejo.net | +351 913 780 965
Quem Somos | Estatuto Editorial | Ficha Técnica