CAPACITAÇÃO -Adaptações Pedagógicas para um Ensino Superior inclusivo: Transtorno de Déficit de Atenção e ... - UFRGS

CAPACITAÇÃO -Adaptações Pedagógicas para um Ensino Superior inclusivo: Transtorno de Déficit de Atenção e … – UFRGS

junho 20, 2024
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#ParaTodosVerem: imagem abstrata em aquarela nas cores azul, lilás e verde. Ao centro o texto “Capacitação, Adaptações pedagógicas, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”. Abaixo, segue “Live, 6 de maio, 14h, no YouTube Incluir UFRGS”. Ao lado apresenta a foto e o nome do ministrante, Luis Augusto Rohde, homem branco, de cabelos curtos, com jaleco branco. Abaixo, logo do INCLUIR.
Venha assistir à capacitação promovida pelo INCLUIR sobre “Adaptações Pedagógicas para um Ensino Superior inclusivo: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”, que ocorrerá no dia 06/05/2022, das 14h às 16h, no canal do INCLUIR no YouTube, disponível em https://www.youtube.com/channel/UCyfnO2jWOodOtIjKWejCpsg.
A capacitação será ministrada pelo Prof. Dr. Luis Augusto Rohde, que é Professor Titular de Psiquiatria da UFRGS, Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria da UFRGS e da Universidade de São Paulo (USP), Coordenador-Geral do Programa de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) do HCPA e Vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência.
O objetivo é conhecer possibilidades de adaptação pedagógica para estudantes com TDAH.
O público-alvo da capacitação é:
-docentes e técnicos administrativos da UFRGS (inscrição via @edufrgs),
-monitores, participantes de programa PET e demais estudantes da UFRGS interessados (certificado via Extensão UFRGS, sem inscrição prévia).
-público externo: servidores de setores de acessibilidade e inclusão, docentes, monitores, bolsistas de acessibilidade de instituições de ensino superior; e entidades representativas (certificado via Extensão UFRGS, sem inscrição prévia).
Ao longo da capacitação será disponibilizado formulário de presença no bate-papo do YouTube.
Mais informações e inscrições para servidores em https://www.ufrgs.br/edufrgs/events/event/adaptacoes-pedagogicas-para-um-ensino-superior-inclusivo-transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-tdah/
Dia Internacional de Atenção ao Albinismo
13 de junho de 2024
No ano de 2015, no dia 13 de junho, foi celebrado, pela primeira vez, o Dia Internacional de Atenção ao Albinismo.
Para o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, “a data é uma oportunidade de celebrar os talentos e conquistas das pessoas com albinismo e de união à luta contra os desafios que eles enfrentam”.
Em mensagem sobre a data, Zeid Al Hussein afirmou que em todas as sociedades, bebês nascem com albinismo por causa de genes recessivos em ambos os pais.
Em todo o mundo, essas crianças têm “grande probabilidade de enfrentar assédio, preconceito e até violência por conta de estereótipos baseados na cor de sua pele”.
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Dia do Orgulho Autista
18 de junho de 2024
No dia 18 de junho, é celebrado o Dia do Orgulho autista, mas o que isso significa? A data foi criada por pais de pessoas diagnosticadas com o “Transtorno do Espectro Autista” para demonstrar a sua satisfação pessoal com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias. Neste dia se celebra a felicidade em ter orgulho de ter alguém com autismo próximo que é amado e recebe todo o apoio.
Desde 2005, a data é celebrada em diversas partes do mundo, com a criação do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), uma Organização Não-Governamental (ONG), sem finalidades lucrativas que trabalha pela melhoria da qualidade de vida das pessoas Autistas e de suas famílias.
Para isso promove eventos, audiências, cursos, encontros, atos públicos, seminários, palestras, congressos, premiações, etc., em parceria com outras entidades, órgãos públicos e empresas privadas.
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Dia Mundial da Surdocegueira
27 de junho de 2024
No dia 27 de junho comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional da Pessoa Surdocega, data do nascimento da surdocega mais famosa, Helen Keller.
Para um melhor entendimento sobre a data, destaca-se um pensamento muito profundo de um jovem surdocego que é presidente da Associação Gaúcha de Amigos de Pessoas Surdocegas e Múltiplas (AGAPASM):
“A Surdocegueira é a deficiência que mais “afeta” a essência da sociedade, porque leva a distância imposta pelas perdas visuais e auditivas, assim como a impaciência que se gera pelas dificuldades de comunicação. Desta maneira, remete as pessoas surdocegas a condição mais temida pelos seres humanos: o “estar sozinho” como sinônimo de abandono, distinto de “solidão” que se pode eleger e disfrutar quando não se tem medo de si mesmo”.
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