19.06.2024
Novo BMW X3 ainda com motor Diesel mas sem versão elétrica
19.06.2024
Pela primeira vez na história há um Audi com mais de 900 cv
14.06.2024
Este é o novo Fiat Grande Panda 2024. Vejam como cresceu
17.06.2024
Toyota Land Cruiser 2024 já pode ser reservado em Portugal
17.06.2024
Descubra tudo o que mudou no Suzuki Vitara 2024. Todos os preços
05.06.2024
Audi A3 2024 já tem preços. Descubra tudo o que mudou
19.06.2024
Depois da tempestade. Polestar planeia expansão para outros mercados
18.06.2024
Crédito automóvel acelera em 2024. Saiba quantos milhões já foram pedidos
14.06.2024
Tesla Model 3 feito na China pode ficar mais caro que o Model Y
17.06.2024
O novo carro da Autoeuropa já entrou na fase final de testes
14.05.2024
Mercedes-AMG CLE 63 poderá ter motor V8 por causa deste detalhe
08.05.2024
Este é o Taycan da Mercedes-AMG. Tudo o que já sabemos
15.06.2024
Carlos Tavares não quer jogar à defesa: “Queremos surfar a onda da ofensiva chinesa”
25.05.2024
Ambição não falta ao CEO da CUPRA: “Ainda não viram nada. Isto é apenas o início”
16.05.2024
CEO da DS Automobiles. “Chineses têm carros bonitos e tecnologia mas não têm história”
Maxus T90 testada. Pick-up elétrica chinesa vale o preço?
Teste Nissan X-Trail. Este híbrido é diferente dos outros num aspeto
Teste completo ao novo Mitsubishi Colt 1.0 MPI-T Launch Edition
Audi dá ao S3 o atributo que lhe faltava. Ficou assim tão bom?
Teste Nissan Qashqai 2024. Muito mais que uma nova cara
Ao volante do novo Tavascan. Mais uma aposta certeira da CUPRA?
28.02.2024
Mercedes E 220 d contra BMW 520d. O derradeiro comparativo Diesel
11.10.2023
Juntámos o Alfa Romeo Tonale e o CUPRA Formentor. Qual venceu?
05.02.2023
Golf vs Astra. Qual vence este comparativo?
19.06.2024
Novo BMW X3 ainda com motor Diesel mas sem versão elétrica
19.06.2024
Pela primeira vez na história há um Audi com mais de 900 cv
14.06.2024
Este é o novo Fiat Grande Panda 2024. Vejam como cresceu
17.06.2024
Toyota Land Cruiser 2024 já pode ser reservado em Portugal
17.06.2024
Descubra tudo o que mudou no Suzuki Vitara 2024. Todos os preços
05.06.2024
Audi A3 2024 já tem preços. Descubra tudo o que mudou
19.06.2024
Depois da tempestade. Polestar planeia expansão para outros mercados
18.06.2024
Crédito automóvel acelera em 2024. Saiba quantos milhões já foram pedidos
14.06.2024
Tesla Model 3 feito na China pode ficar mais caro que o Model Y
17.06.2024
O novo carro da Autoeuropa já entrou na fase final de testes
14.05.2024
Mercedes-AMG CLE 63 poderá ter motor V8 por causa deste detalhe
08.05.2024
Este é o Taycan da Mercedes-AMG. Tudo o que já sabemos
15.06.2024
Carlos Tavares não quer jogar à defesa: “Queremos surfar a onda da ofensiva chinesa”
25.05.2024
Ambição não falta ao CEO da CUPRA: “Ainda não viram nada. Isto é apenas o início”
16.05.2024
CEO da DS Automobiles. “Chineses têm carros bonitos e tecnologia mas não têm história”
Maxus T90 testada. Pick-up elétrica chinesa vale o preço?
Teste Nissan X-Trail. Este híbrido é diferente dos outros num aspeto
Teste completo ao novo Mitsubishi Colt 1.0 MPI-T Launch Edition
Audi dá ao S3 o atributo que lhe faltava. Ficou assim tão bom?
Teste Nissan Qashqai 2024. Muito mais que uma nova cara
Ao volante do novo Tavascan. Mais uma aposta certeira da CUPRA?
28.02.2024
Mercedes E 220 d contra BMW 520d. O derradeiro comparativo Diesel
11.10.2023
Juntámos o Alfa Romeo Tonale e o CUPRA Formentor. Qual venceu?
05.02.2023
Golf vs Astra. Qual vence este comparativo?
Está à procura de um carro?
Experimente a nossa pesquisa avançada por marca e modelo
Regressar ao motor de busca
Não é apenas uma evolução mas sim algo totalmente novo garantiu Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.
Notícias Toyota anuncia super motor que promete “mudar as regras do jogo”
Não é apenas uma evolução mas sim algo totalmente novo garantiu Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation.
Guilherme Costa
Texto
A Toyota já anunciou que vai investir mais de 13 mil milhões de euros na digitalização e eletrificação da sua gama. Mas os motores de combustão com tecnologia híbrida (na imagem em destaque) continuarão a ter um lugar fundamental no catálogo e, sobretudo, nas contas da marca nipónica, que anunciou recentemente lucros e vendas recorde no exercício de 2023 — o ano fiscal japonês termina em março.
Em declarações à Automotive News, Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation, voltou a reforçar essa mesma importância ao revelar mais detalhes sobre os motores de nova geração da marca.
As promessas são sonantes. Hiroki Nakajima garante uma tecnologia totalmente diferente que “pode mudar as regras do jogo”. Um «super motor» não em termos de potência mas em termos de eficiência.
Em declarações à Automotive News, Hiroki Nakajima revelou alguns detalhes sobre estes motores. Pela primeira vez referiu-se à capacidade, nomeadamente 1.5 e 2.0 litros.
Duas cilindradas bastante convencionais que segundo este responsável terão “soluções potencialmente revolucionária”, “totalmente diferente dos motores de combustão atuais”.
Para já a Toyota Hilux FCEV não passa de um protótipo, mas pode muito bem vir a ser produzida dentro de alguns anos.
E de onde vem esta revolução? Dos ensinamentos do Toyota Mirai. O estudo do comportamento térmico do hidrogénio na pilha de combustível permitiu aos engenheiros da Toyota extrapolar alguns conhecimentos para o «velho» motor de combustão.
Recordamos que atualmente, os motores híbridos da Toyota anunciam uma eficiência energética em torno dos 40%. Por isso, quando a marca fala em “mudança das regras do jogo” podemos estar na presença de mais um avanço no campo da eficiência, através de processos de combustão mais eficientes.
Os detalhes não são muitos mas apontam um caminho. Hiroki Nakajima mencionou que os novos motores terão um curso de pistão significativamente mais curto, algo que vai favorecer o aumento de potência nos regimes mais elevados mas que vai comprometer a entrega de binário a baixa rotação. Para compensar esta perda de força nos regimes iniciais, Nakajima reforça a importância da associação de sistemas híbridos.
A notícia da morte dos motores Diesel foi grandemente exagerada, é o que podemos concluir das palavras da Toyota.
O grande avanço da Toyota deverá por isso encontrar-se sobretudo neste campos: gestão do ponto de ignição do motor e casamento da unidade térmica com o motor elétrico. Nakajima afirma que esta nova família de motores dará “muita liberdade para brincar”, sugerindo que há muitos truques de engenharia que a empresa ainda não divulgou.
Relativamente a datas, estes novos motores de combustão da Toyota ainda vão demorar. Este responsável nipónico aponta 2027 como a data mais próxima para o lançamento desta nova geração de motores nos modelos da marca.
Fonte: Automotive News
Guilherme Costa
Desde muito cedo trocou a companhia dos brinquedos pelas revistas de automóveis. Alimentado por essa paixão em 2012 fundou a Razão Automóvel.
A joint venture entre a Stellantis e a Mercedes-Benz — a ACC — para produzir baterias na Europa está a rever os planos para mais gigafábricas.
A Volvo antecipou-se à introdução do passaporte ambiental pela UE em praticamente três anos. Fique a saber que informações irá conter.
A Nissan anunciou que vai deixar de desenvolver motores a combustão, focando-se na eletrificação total da sua gama.
A HORSE Powertrain Limited é a joint venture entre o Grupo Renault e a Geely para desenvolver e produzir motores de combustão.
A Ferrari está comprometida com o motor V12 naturalmente aspirado e diz que os turbos são só para quando se tem de reduzir a cilindrada.
O exclusivo Batur Convertible foi o último Bentley equipado com o icónico motor W12. Fique a conhecer o motor que vai tomar o seu lugar.
A revelação do sucessor do Bugatti Chiron é já no próximo mês de junho e a maior novidade é a estreia de um inédito V16… com assistência elétrica.
Pouco tempo depois de adiar a apresentação do seu primeiro modelo 100% elétrico, a Aston Martin acaba de confirmar o regresso do motor V12.
Fundada em 2012, a Razão Automóvel é a publicação especializada no setor automóvel líder de audiência em Portugal Prémio de Melhor Filme Jornalístico 2021 Nomeado na categoria de Melhor Filme Jornalístico de 2022 Nomeado na categoria de Melhor Filme Jornalístico de 2023
© 2024 Razão Automóvel
© 2024 Razão Automóvel
Faça login na sua conta
Ainda não tem uma conta? Crie uma aqui.
Crie a sua conta
Já tem conta? Faça login.
Recupere a sua conta
Já tem conta? Faça login.
Ainda não tens conta criada na Razão automóvel para poderes ter todos os alertas.