Home / Listas Top 10 / TOP 10: Carros 1.4 mais baratos do Brasil
No mercado brasileiro, a oferta de carros com motor 1.4 diminuiu bastante, especialmente com a perda de vários modelos da Fiat com esse volume de propulsor.
Ele se tornou bem popular há alguns anos, mas depois passou a ser bem empregado em carros de performance superior, notadamente com turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível.
Na lista abaixo, por conta desse esvaziamento provocado pela marca italiana, esse Top 10 acaba por englobar também os motores 1.4 com turbo e injeção direta, visto que entre essas duas categorias não existem opções com potência intermediária, como era o caso dos modelos da JAC Motors com motor 1.4 de 108 cv.
Veja também: Carros 1.6 mais baratos do Brasil
Índice
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Nossa encurtada lista começa na sétima posição, onde aparece o Volkswagen Taos. Vendido nas versões Comfortline e Highline, tem valor muito superior ao visto em seu lançamento.
Aqui a opção de entrada já vem com 6 airbags, VW Play com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar dual zone, carregador wireless, controle de tração e estabilidade, piloto automático, rodas de 18 polegadas, start/stop, entre outros.
O motor 1.4 TSI entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 velocidades.
O T-Cross tem versões mais baratas que usam o motor 1.0 TSI, mas é a configuração 250 TSI que aparece nessa lista, com o mesmo motor que o Jetta usava.
Por tudo isso, você leva a versão topo de linha Highline, que tem 6 airbags, ar digital, carregador sem fio, controle de tração e estabilidade, direção elétrica, painel digital, rodas aro 17, sensor crepuscular e de chuva, VW Play, entre outros.
Se antes o Cruze tinha o mesmo preço inicial nas duas carrocerias, agora a história é bem diferente.
E isso aconteceu depois que o modelo hatch perdeu várias versões e ficou apenas com a versão RS.
O Cruze Hatch continua com o motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI com até 153 cv e 24,5 kgfm, ligado ao câmbio automático de seis marchas. Além dos equipamentos citados abaixo, no sedã, ele tem um visual bem mais chamativo e esportivo.
O Volkswagen Virtus ganhou em sua linha 2024 uma versão nova, com mais elegância, posicionada como topo de linha, é o Virtus Exclusive.
Ele tem o mesmo ótimo motor 1.4 Turbo dos outros modelos da Volkswagen.
Mas com certeza é um valor um tanto salgado para um sedã que é considerado como compacto, não médio.
O Volkswagen Polo GTS é um modelo com detalhes mais esportivos, e um nome que nos faz lembrar daquele Gol esportivo lá dos anos 80 e 90.
Só que ele não é lá muito esportivo, já que seu conjunto mecânico é o mesmo do Virtus Exclusive, sem muitas diferenças.
Ele compete com o Fiat Pulse Abarth 1.3 Turbo de 185 cavalos, ficando na mesma faixa de preço.
Na quarta posição, temos outro modelo da Chevrolet que os brasileiros conhecem bem.
O Cruze, na carroceria sedã, continua com seu ótimo conjunto mecânico e uma boa dose de equipamentos.
Debaixo do capô, ele tem o propulsor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas. A versão LT já vem com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, alerta de pressão dos pneus e sensor de estacionamento.
Ainda tem rodas aro 17, A/C, câmera de ré, direção elétrica, acabamento premium, MyLink de 7 polegadas, entre outros.
Talvez você imagine que o mesmo carro aparece em duas posições, mas aqui não estamos falando novamente sobre o Fiorino.
Na verdade, a segunda posição é do seu novo primo, a Peugeot Partner Rapid, que chegou mais barata.
Fruto das muitas parcerias dentro do grupo Stellantis, o furgão usa o mesmo motor 1.4 de 88 cv e 12,5 kgfm, o mesmo câmbio manual de cinco marchas e tem pouquíssimas diferenças no visual (como os faróis de neblina com função DRL).
Cada vez mais caro, o Fiat Fiorino segue como o carro com motor 1.4 mais barato no Brasil.
É claro que isso só acontece pela falta de opções, mas o italiano continua sendo bastante procurado nesse segmento.
Renovado recentemente, ele conta com um projeto mais antigo, mas isso não afeta suas vendas.
O motor 1.4 entrega a mesma potência de 88 cv e 12,5 kgfm de torque vista anteriormente, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
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Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X