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A reação do ACP às restrições de circulção na Baixa de Lisboa já é conhecida. Entre críticas e propostas, conhece a resposta do Automóvel Clube de Portugal.
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Notícias A reação do ACP às restrições de circulação na Baixa de Lisboa
A reação do ACP às restrições de circulção na Baixa de Lisboa já é conhecida. Entre críticas e propostas, conhece a resposta do Automóvel Clube de Portugal.
João Delfim Tomé
Texto
Depois de na semana passada a Câmara de Lisboa ter apresentado a nova Zona de Emissões Reduzidas de Lisboa (ZER) para o eixo Avenida Baixa-Chiado, a reação do ACP às restrições de circulção na Baixa de Lisboa não se fez esperar.
Em primeiro lugar o ACP começa por reconhecer que a solução apresentada pela Câmara Municipal tem virtudes, principalmente ao nível do “controlo na redução das emissões poluentes decorrentes da necessidade de reduzir a presença dos veículos automóveis em zonas centrais das nossas cidades”.
No entanto, não deixa de relembrar que desde a implementação das primeiras ZER na cidade, há cerca de dez anos, que a autarquia tem falhado na fiscalização do cumprimento das proibições de circulação nessas zonas.
Para além disso, o ACP critica ainda a ausência de parques de estacionamento dissuasores à entrada de Lisboa e ainda a falta de estacionamento dentro da cidade.
No mesmo comunicado, o ACP coloca várias questões à autarquia. Para começar, questiona a Câmara Municipal acerca das medidas de gestão de circulação e estacionamento previstas no projeto para atenuar os efeitos do aumento de tráfego nas vias adjacentes.
O alerta foi dado pela associação ambientalista Zero e revela que os navios que abastecem Portugal poluem tanto como as oito cidades com mais carros.
Para além disto, entre as várias questões colocadas pelo ACP destacam-se os pedidos de esclarecimentos acerca das razões para a proibição de circulação dos TVDE que não sejam 100% elétricos; do número de lugares de estacionamento suprimidos à superfície; da oferta de estacionamento; e ainda acerca dos efeitos da ZER na malha urbana vizinha (bairros adjacentes).
Para além destas questões, o ACP apresentou um total de 22 propostas com vista ao melhoramento do projeto. Ao nível dos transportes públicos, o ACP não só propõe um reforço da oferta naquela zona como sugere que se proibam os autocarros da Carris adquiridos antes de 2018 de circularem na ZER.
Entre as propostas apresentadas na reação do ACP às restrições de circulação na Baixa de Lisboa, destacam-se aquelas para permitir o acesso à ZER por parte de híbridos plug-in, TVDE e veículos de plataformas de carsharing.
O ACP solicitou ainda que se reforçasse o número de postos de carregamento naquela zona, a oferta de bicicletas partilhadas e que o período de acesso condicionado em toda a ZER fosse alargado até às 8h30.
Por fim, para o ACP a implementação da ZER deveria ser feita de forma gradual, sendo que após três meses de período experimental seria então feita a validação final do projeto. Para ficares a par de todas as críticas e sugestões do ACP à nova ZER, podes encontrá-lo aqui.
Pode encontrar a resposta aqui:
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João Delfim Tomé
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