As burlas digitais mais comuns | Contas Connosco - Contas Connosco

As burlas digitais mais comuns | Contas Connosco – Contas Connosco

maio 7, 2024
0 Comentários

Os esquemas fraudulentos através dos dispositivos digitais têm vindo a aumentar. Conheça as burlas digitais mais comuns e fique alerta, para evitar cair na cantiga do bandido.
Há vários anos que as autoridades têm vindo a registar um aumento de crimes de burla online, que atingem os consumidores por via do uso de computadores e telemóveis. Durante a pandemia, cresceu o impacto destes esquemas na vida e na carteira dos portugueses. O aumento das compras e dos pagamentos online fomentou a criatividade dos burlões, que atuam em diversas plataformas e com métodos cada vez mais rebuscados. Damos-lhe a conhecer os mais comuns e explicamos o que fazer em caso de burla.
Esta aplicação, que soma cada vez mais utilizadores, é das mais seguras, desde que seja utilizada corretamente. Quem não domina a sua utilização, fica mais vulnerável a eventuais esquemas digitais. Por norma, a burla através do MB Way acontece em situações de compra e venda. O burlão, enquanto vendedor, convence o comprador (ou vice-versa) a instalar a aplicação. A vítima, que não tem ou não domina a app, não estranha esta abordagem, até porque provavelmente o nome “MB Way” ser-lhe-á familiar.  
Em seguida, o burlão pede à vítima que vá a uma caixa multibanco, para que, através do seu cartão multibanco, registe na app o seu número de telemóvel (o do burlão). Noutras situações, é a própria vítima que cede os seus dados de acesso à aplicação ao burlão, sem se aperceber de que está a ceder o acesso à sua conta bancária. Através da app, o burlão poderá fazer compras, transferir dinheiro ou mesmo fazer levantamentos da conta da vítima, tranquilamente, esteja onde estiver.
De acordo com os dados avançados pela PSP, este é o método que tem vindo a registar cada vez mais ocorrências em território nacional. Trata-se de um esquema em que o burlão tenta fazer-se passar por um familiar próximo para pedir à outra pessoa que lhe faça um pagamento ou lhe envie determinada quantia de dinheiro.
Geralmente, a abordagem é feita através de uma mensagem via WhatsApp. O burlão informa a vítima que teve um problema com o seu telemóvel e que só estará contactável através daquele número. Diz ainda ao familiar (por norma, mãe ou pai) que necessita de fazer um pagamento urgente e envia-lhe uma referência bancária ou um NIB/IBAN para realizar a transferência.
Para dar credibilidade à situação, os autores destes esquemas procuram informações pessoais sobre as vítimas. Por norma, o montante solicitado varia entre algumas centenas de euros e os 2000 euros.
Neste caso, os burlões criam cópias de sites de lojas, idênticas aos originais. À primeira vista, tudo parece real e de confiança. A diferença reside no facto de não ser disponibilizada no site informação como a morada física, telefone fixo e designação social e de, raramente, emitirem fatura com um número fiscal coletivo.
Utilize este verificador de navegação segura do Google para ajudá-lo a encontrar sites inseguros e de malware.
Saiba ainda neste artigo do Contas Connosco os cuidados a ter quando faz compras pela internet.
Trata-se, mais uma vez, de um esquema em situações de compra e venda. Se estiver a fazer compras online, geralmente é-lhe enviada uma referência para pagamento ou sugerido que faça o pagamento através de outra aplicação financeira. Se lhe acontecer pedirem-lhe para usar para efeitos de pagamento uma plataforma que não conhece, desconfie, porque pode ser uma armadilha. Ao nível de pagamentos eletrónicos, nunca utilize nenhum método que não conheça bem ou que o faça sentir-se desconfortável.
Muitos consumidores queixam-se de tentativas de burla através de mensagem escrita. Ou são as mensagens da alfândega a pedir para clicar num link para desalfandegar uma encomenda ou, por exemplo, um alegado fornecedor de energia que diz haver uma dívida e deixa os dados para pagamento, sob pena de um corte de eletricidade. As estratégias dos burlões estão cada vez mais credíveis, imitando, muitas vezes, a escrita das empresas reais. Para evitar cair neste tipo de esquema, tenha os seguintes cuidados:
– Pesquise na internet pelo número de telemóvel do qual recebeu o sms;
– Não responda ao SMS, não siga links e muito menos dê os seus dados;
– Bloqueie o número;
– Denuncie o caso à sua operadora e à Polícia.
Para que não seja apanhado na teia dos burlões, há outros cuidados que pode ter, com vista a salvaguardar as suas poupanças:
Se for vítima de uma burla digital, deve entrar em contacto com o seu banco imediatamente e participar a ocorrência à GNR. Além disso, pode apresentar queixa presencialmente;
Em alternativa:
Para terminar, convidamo-lo a ouvir neste podcast algumas das burlas mais usadas em Portugal:
Não perca nenhum dos artigos do Contas Connosco. Subscreva a nossa newsletter e passe a receber no seu email informação para conseguir gerir melhor as suas finanças.
Deverá consultar a Política de Privacidade antes da conclusão do presente processo de registo, na qual são indicados os seus direitos e os contactos e meios pelos quais os poderá exercer. O fundamento para a Cofidis tratar o seu e-mail aqui fornecido é o seu consentimento, o qual poderá ser retirado a qualquer momento, o que não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente obtido. A Cofidis conservará o seu endereço de e-mail enquanto não retirar o seu consentimento para a receção da newsletter e enquanto tal newsletter for elaborada.
Estamos empenhados em melhorar a sua relação com o dinheiro, clarificando temáticas naturalmente confusas ou pouco claras relacionadas com a gestão de dinheiro e finanças pessoais.

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb