Avenida da Liberdade sem carros ao domingo, mas não só. O que vai mudar no trânsito em Lisboa - Razão Automóvel

Avenida da Liberdade sem carros ao domingo, mas não só. O que vai mudar no trânsito em Lisboa – Razão Automóvel

maio 23, 2024
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Além da proibição da circulação na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados, os limites de velocidade também vão ser reduzidos em Lisboa.
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Notícias Avenida da Liberdade sem carros ao domingo, mas não só. O que vai mudar no trânsito em Lisboa
Além da proibição da circulação na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados, os limites de velocidade também vão ser reduzidos em Lisboa.
João Delfim Tomé
Texto
A Câmara de Lisboa aprovou ontem uma proposta que vai baixar os limites de velocidade na capital e vai proibir a circulação automóvel aos domingos e feriados na Avenida da Liberdade e noutros locais da cidade.
A proposta foi apresentada pelo Livre ao abrigo da iniciativa “Contra a guerra, pelo clima: proposta pela redução da dependência dos combustíveis fósseis na cidade de Lisboa”.
Foi aprovada com votos contra de todos os vereadores dos Novos Tempos (a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), a abstenção dos dois vereadores do PCP e com oito votos a favor — cinco do PS, um do Livre e um do BE.
Começando pelos limites de velocidade, esta iniciativa obriga o executivo camarário a “reduzir em 10 km/h a velocidade máxima de circulação permitida para: 30 km/h nas vias de 3.º, 4.º e 5.º nível da rede viária, para 40 km/h nas vias de 2.º nível e para 70 km/h nas vias de 1.º nível”.
Outra das medidas previstas (e a mais polémica) é a reativação do programa “A Rua é Sua”. Iniciado em 2019, este programa previa o fecho da Avenida da Liberdade à circulação automóvel no último domingo de cada mês, mas a proposta do Livre vai mais longe e quer a “eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade em todos os domingos e feriados “.
Além disso, este corte da circulação automóvel deverá ser alargado a todas as freguesias da cidade, devendo ser aplicado a “uma artéria central (ou mais) com comércio e serviços locais, para que todos os fregueses de toda a cidade possam experimentar fazer as suas deslocações de proximidade a pé de forma segura e confortável sem necessitar do automóvel próprio”.
Solução imediata para a Almirante Reis passa, segundo Carlos Moedas, por “acabar com metade da ciclovia” e “dar” mais uma faixa aos automóveis que saem da cidade.
A proposta agora aprovada sugere ainda a promoção da consulta e participação pública para proceder à transformação definitiva dos espaços nas várias freguesias. O objetivo? Alargar as zonas pedonais.
Já no que respeita aos transportes públicos, a proposta do Livre defende a promoção da sua utilização, a sua “tendencial gratuitidade” e o incentivo ao uso de formas de mobilidade suave.
Nesse campo, está previsto o alargamento da rede ciclável, da rede de parques de estacionamento para bicicletas e o aumento do alcance da rede de bicicletas partilhadas Gira.
Quanto aos táxis, é defendido a criação de um programa de eletrificação da frota.
A proliferação de radares leva-nos a crer que somos um país de aceleras. Mas será que é assim ou estão os limites de velocidade desajustados?
Ainda nesta proposta podemos encontrar medidas relativas à sustentabilidade dos edifícios e até de incentivo ao teletrabalho no município.
Carlos Moedas, o presidente da Câmara de Lisboa, considerou a aprovação destas propostas por parte da oposição como uma demonstração de “soberba”.
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“Foi uma proposta feita pelos vereadores da oposição. Eu votei contra, todos os vereadores dos Novos Tempos votaram contra, e penso que é uma proposta que mostra a soberba e que, de certa forma, a própria oposição não está a perceber aquilo que as pessoas querem em Lisboa, que é poder decidir, é poder falar com elas”, disse Moedas à margem da conferência “O Passado, o Presente e o Futuro das Cidades”.
Sobre o encerramento da circulação automóvel aos domingos na Avenida da Liberdade, o presidente da Câmara disse: “Já tive de manhã todas as pessoas da Avenida da Liberdade a perguntar o que vai acontecer, porque vamos fechar a Avenida da Liberdade em dias que têm o comércio aberto. Tudo isto é grave, porque é estar a fazer contra as pessoas. Temos de caminhar para uma cidade mais sustentável, que estamos a fazer em muitos aspetos”.
Fonte: Diário de Notícias
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João Delfim Tomé
Apaixonado por automóveis desde sempre, o João divide os seus dias entre as teclas da Razão Automóvel e a chave de parafusos do Lada Niva que está a recuperar.
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