Bancos “põem” carros à venda. Há desde Fiat 500 até Teslas - ECO

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abril 27, 2024
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Vai comprar carro? Novo ou usado? Na realidade, tanto faz. Tanto para uns como para outros, se precisar de dinheiro emprestado, os bancos portugueses estão disponíveis para o “ajudar”. No limite, tendo em conta o apetite pela concessão de crédito, até selecionam o modelo ideal para si através de soluções especiais de financiamento para marcas específicas que vão desde a Fiat até à Tesla.
Não é preciso fazer muitas curvas nos sites dos bancos para encontrar campanhas especiais que garantem acesso a financiamento com juros baixos, uma “tática” que tem feito aumentar de forma exponencial o crédito automóvel — para os outros créditos ao consumo há uma panóplia de outros produtos à venda nos sites. Considerando todas as modalidades (crédito, ALD ou Renting), só em dois meses foram concedidos 440 milhões de euros, quase 40% de todo o crédito ao consumo deste ano.
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O ECO navegou pelas páginas das cinco maiores instituições financeiras portuguesas à procura das promoções, tendo o banco público sido aquele que mais rapidamente nos levou ao destino. Logo à entrada, a Caixa Geral de Depósitos diz-nos que “Chegou a hora de ter o seu [Mercedes] Classe A”.

A solução Leasing Auto da CGD propõe um financiamento de 29.750 euros a ser amortizado em 72 meses, durante os quais o consumidor fica a pagar 331,42 euros acrescidos de outras comissões. Uma oferta “sem entrada inicial”, para ajudar a “vender” o familiar compacto da fabricante germânica.
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Se a CGD se “juntou” à Mercedes — a campanha é com a Carclasse, não propriamente com a marca da estrela –, o BCP opta por um modelo bem mais modesto. Em vez de um familiar, propõe o “citadino mais divertido e icónico que vai encontrar”. Qual é? O Fiat 500. Através de uma campanha de Renting, propõe através de uma única renda mensal de 199 euros a possibilidade de conduzir o modelo italiano.

Da Fiat até à Tesla vai um grande salto, mas é isso mesmo que acontece quando do site do BCP passamos para o do BPI. Aproveitando a crescente procura dos portugueses por modelos elétricos, o banco liderado por Pablo Forero, agora detido pelo CaixaBank, recorre à fabricante de Elon Musk para acelerar o crédito para a compra de carros.
“O futuro está no BPI”, é o mote da campanha em que a estrela não é a Mercedes, mas sim o mais recente membro da “família” da Tesla, o Model 3. Se em tempos o banco fez campanha com o Model S e o Model X, agora recorre ao modelo mais acessível, apresentando uma proposta por de Renting que custa 24,10 euros mais IVA… por dia. No mínimo, o custo mensal será de 733 euros.

Enquanto o Santander se mantém à margem destas campanhas, o Novo Banco recorre também ao glamour do elétricos para tentar aumentar a concessão de financiamento, procurando assim garantir mais receitas que lhe permitam rumar a resultados positivos. Através de uma parceria com a Locarent, o banco liderado por António Ramalho aposta no Nissan Leaf.
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Mas como nem todos podem andar de carro elétrico, e sendo esta campanha focada em empresário em nome individual ou mesmo em empresas, há também Volvos. Desde o familiar compacto ao SUV para a cidade, o XC40, até àquele que chegou a ser considerado, no ano passado, o carro mundial do ano, o XC60.

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