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Viajar da capital até à invicta e regressar não tem de custar muito dinheiro. Tradicionalmente, o carro é a opção preferida, embora nem sempre a mais barata. Há autocarros, comboios e até ligações aéreas que podem poupar alguns euros, ou mesmo centenas de euros, especialmente se for um dos “sortudos” ao apanhar as várias promoções que vão sendo lançadas. A CP, por exemplo, permite viajar entre Lisboa e o Porto por apenas dez euros, mas não é fácil apanhar estes lugares.
Não é inédito — já o tem feito noutras ocasiões –, mas sempre que a empresa transporte ferroviário portuguesa faz uma campanha, são muitos os que aproveitam a oportunidade. Desta vez foram tanto que o site “crashou”, levando a CP a prolongar o preço promocional de cinco euros por viagem. E mesmo assim estão já quase esgotados todos os bilhetes, pelo que terá de se preparar para abrir os cordões à bolsa ou estar atento e ser flexível para conseguir fazer os melhores negócios.
De comboio, os títulos são disponibilizados 60 dias antes da data da viagem com preços promocionais, pelo que com bom olho e preparação consegue visitar a segunda maior cidade portuguesa com pouco mais de 20 euros — se não conseguir os dez euros. De avião, os preços podem ser ainda mais baixos: começam nos 19,98 euros, mas facilmente engordam para centenas de euros. Neste caso, o melhor é mesmo estar atento e disposto a escolher datas ou horários menos desejáveis.
Se escolher viajar de autocarro, o puzzle que é montar uma deslocação aérea desfaz-se: os preços são os mesmos para qualquer data ou horário e o trajeto fica-lhe a 34 euros (ida e volta). A opção mais económica não é, no entanto, nenhum destas referidas: vá de carro, partilhe a viagem e vai fazer a maior poupança. Ir de boleia significa desembolsar 36 euros.
A opção mais cara acaba por ser a mais tradicional: ir de carro. A viagem (ida e volta) custa 88,61 euros. Mas num carro de cinco lugares cheio, e se em vez de ir à boleia optar por dar boleia, pode ter lucro.
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Contas feitas, resta-lhe ponderar os restantes fatores, fazer as malas e conquistar esta rota. Para que melhor decida como quer fazer esta viagem, o ECO recolheu abaixo todos os truques, vantagens e desvantagens de cada meio de transporte.
Bom olho, jogo de cintura e preparação. São essas as qualidades do cliente que consegue arrebatar os melhores preços. Ir de Lisboa ao Porto de avião pode ser uma das opções mais baratas… mas também pode ser das mais caras. Os preços começam nos 20 euros e facilmente levantam voo. Para conseguir as tarifas mais baixas deve marcar a viagem com antecedência e estar disposto a regressar alguns dias depois do previsto ou num horário menos desejável. Do ponto de vista das transportadoras aéreas e face ao sucesso da rota Lisboa-Porto, há apenas dois desejos: consolidar a oferta e aumentar a procura.
Milhares de Portugueses continuam a efetuar reservas todas as semanas na nossa rota entre o Porto e Lisboa.
Ligar a capital à invicta fica, no mínimo, a 9,99 euros por viagem, na Ryanair. Para conseguir esta tarifa terá, no entanto, de se preparar com algumas semanas ou meses de antecedência. Por exemplo, uma viagem para o fim de semana de 17 a 18 de fevereiro (ou seja, com mais de um mês de antecedência) terá apenas de desembolsar, no total, 19,98 euros… mas terá de regressar a meio do dia de domingo — estes eram os preços na simulação realizada a 9 de janeiro. Se quiser voltar à noite, o preço cresce para 33,30 euros. Para gozar a noite de domingo no Porto e manter o preço em 19,98 euros, poderá sempre regressar na segunda-feira, às 6h25 e aproveitar o resto do dia de volta a casa.
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Para viagens mais espontâneas, marcadas com, por exemplo, apenas com dez dias de antecedência, o caso muda. No melhor cenário para o fim de semana de 20 a 21 de janeiro, o preço ronda os 40 euros. Mais uma vez, os horários mais baratos deixam pouco tempo ao visitante para aproveitar a cidade. Por isso, se quiser chegar cedo e sair tarde do Porto, terá de desembolsar 146,26 euros. Mais uma vez, escolher regressar à capital na segunda de manhã e não no domingo à noite é bastante proveitoso: o preço final desce para 59,98 euros.
“Milhares de portugueses continuam a efetuar reservas todas as semanas na nossa rota entre o Porto e Lisboa“, avançou ao ECO a transportadora aérea irlandesa. Segundo a companhia, desde o lançamento dessa rota que a sua frequência já aumentou para três voos diários (à exceção de terça-feira e sábado, em que apenas se registam dois voos por dia).
Na transportadora aérea portuguesa, ir um fim de semana ao Porto sem gastar muito exige flexibilidade de horários e bom olho. Por exemplo, para o mesmo fim de semana considerado no caso da Ryanair (17 a 18 de fevereiro, ou seja, marcado com um mês de antecedência), as tarifas (na classe mais económica) variam entre os 66,28 euros e os 165,92 euros. Na primeira opção, a chegada à Invicta só acontece ao meio-dia e a partida fica pelas 19h30. Se quiser chegar mais cedo (e regressar à mesma hora), o preço cresce quase 100 euros. E se quiser voltar mais tarde? Se escolher o primeiro voo do dia 17, não conseguirá comprar o último voo do dia 18, porque as tarifas “não são combináveis”. Para poupar dinheiro e ter mais tempo na histórica cidade, pode sempre chegar às 10h00 ao Porto e regressar à capital só na manhã de segunda. Nesse caso, o preço é de 86,42 euros.
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Planear uma viagem com apenas dez dias de antecedência é, do mesmo modo, um verdadeiro puzzle. A tarifa mais baixa (55,68 euros) para o fim de semana de 20 a 21 de janeiro dá-lhe pouco mais de 15 horas no destino. Chegar às 08h00 e regressar às 16h30 custa-lhe, por outro lado, 257,08 euros. Como poupar? Regressar na segunda-feira significa uma poupança de quase 100 euros (em relação à tarifa apontada anteriormente).
“A Ponte Aérea Lisboa Porto foi a rota na qual a TAP transportou mais passageiros em 2017, atingindo um total de 726 mil passageiros, mais 8% que em 2016″, revelou ao ECO a companhia portuguesa. O trajeto foi lançado em 2015 e um ano depois (isto é, em 2016) já tinha crescido 80%.
Com 18 voos diários entre Lisboa e Porto — ou seja, voos hora a hora — a TAP tem como perspetivas “a manutenção do volume de oferta e o crescimento na procura”. ” Permite as ligações mais rápidas entre as duas cidades, que ficam a menos de uma hora de voo de distância, e a ligação a toda a rede de destinos TAP”, acrescenta a mesma fonte.
Dado que a venda de bilhetes para os comboios da CP está disponível com 60 dias de antecedência relativamente à data da viagem, todos os dias são colocados à venda novos lugares com preços promocionais.
Comboios de Portugal
Até 20 de janeiro, pode marcar uma viagem de comboio ao Porto com partida em Lisboa por apenas dez euros (ida e volta). A campanha promocional da Comboios de Portugal aplica-se a bilhetes em 2ª classe ou classe turística em Alfa Pendular ou Intercidades. A adesão tem sido “massiva”, garantiu a porta-voz da empresa ao ECO… tanto que a bilheteira online falhou, no primeiro dia, e a CP acabou por alargar o período de compra até 20 de janeiro, bem como disponibilizar mais 700 bilhetes promocionais. Até esta segunda-feira, 80% dos títulos com preço reduzido já tinham voado das bilheteiras. Por isso, se quiser mesmo ir de comboio à invicta vai ter de abrir os cordões à bolsa.
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No mesmo fim de semana em janeiro usado nos exemplos anteriores, a viagem fica-lhe, no total (isto é, ida e volta), a 29 euros. Chega às 14h00 ao Porto e parte para Lisboa pouco antes das 06h00 do dia seguinte. Se, por outro lado, preferir esticar a visita ao máximo, terá de desembolsar 61,60 euros. Nesse caso, viaja em ambas as ocasiões em Alfa Pendular, chegando ao destino às 09h30 e partindo às 20h47.
“Dado que a venda de bilhetes para os comboios da CP está disponível com 60 dias de antecedência relativamente à data da viagem, todos os dias são colocados à venda novos lugares com preços promocionais“, realça a porta-voz da CP. Antecedência é, assim, sinónimo de emagrecimento dos preços das viagens, sendo, no cenário mais barato (para o fim de semana de 03 a 04 de março), possível ir ao Porto por apenas 20,50 euros (ida e volta). Nesse caso, o visitante passa apenas nove horas na cidade. Para alargar a visita ao máximo, terá de investir 49,30 euros, mesmo aproveitando a promoção mencionada pela companhia.
“O crescimento do segmento de longo curso (viagens Alfa Pendular e Intercidades para todos os destinos) entre 2013 e 2017 foi da ordem dos 37%“, garante a CP. Em 2017, 6,15 milhões de pessoas (valor estimado pela companhia) escolheram viajar com esta empresa. “A CP manterá a aposta numa dinâmica comercial que dedica atenção especial às necessidades dos seus clientes nos vários segmentos”, promete a Comboios de Portugal.
O seu orçamento é curto e quer fazer a ligação entre as duas viagens dentro de poucos dias? O autocarro é uma boa opção. Para viagens marcadas com pouca antecedência, este meio de transporte é um dos mais económicos, já que os preços não variam ao longo do mês nem de acordo com o horário. No total, a deslocação sai-lhe a 34 euros (tanto na data usada como exemplo em janeiro, como num fim de semana de fevereiro). A companhia que faz a ligação Lisboa-Porto é a Rede de Expressos.
A viagem dura quase quatro horas e sai-lhe, no total (ida e volta), entre 36 euros — se for de boleia — e 88,61 euros — caso use o seu próprio carro e não o partilhe. Fora de questão estão os táxis, Uber ou Cabify. Nesses serviços, o trajeto chega a custar-lhe 300 euros por viagem.
Se estiver interessado em fazer a deslocação de automóvel com outros viajantes, pode recorrer a plataformas como a BlaBla Car. Pode ir de boleia ou dar boleia, o que pode até gerar lucro. Se levar quatro ocupantes a 18 euros cada um, recebe 144 euros no trajeto ida e volta. Resultado? Retirados os custos, ganha 55,39 euros.
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No primeiro semestre do ano passado, o tráfego médio diário na A1 aumentou 6,3%, o que significa que por dia mais de 30.300 veículos circularam na autoestrada que liga Lisboa ao Porto. Segundo o comunicado à enviado à Comissão do Mercados dos Valores Imobiliários pela Brisa Concessão Rodoviária, 46% da circulação registada nas suas vias acontece exatamente na A1.
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Bilheteira online da CP não resistiu à “adesão massiva” aos bilhetes em saldos para viagens entre Lisboa e Porto e “crashou”. CP responde, alargando período de compra por mais cinco dias.
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