Os maiores bancos continuam a ser os que menos agradam aos portugueses. Os custos elevados e a falta de transparência são os critérios com nível de satisfação mais baixos. Conheça os resultados do inquérito de satisfação bancária da DECO PROTESTE.
iStock
No panorama geral da satisfação com instituições bancárias, o lugar cimeiro do pódio é ocupado pelo banco que mais satisfaz os portugueses. Há dez anos consecutivos, o ActivoBank é o detentor desse troféu. No extremo oposto do ranking estão a Caixa Geral de Depósitos e o Santander Totta, também eles já repetentes.
A tendência mantém‑se: os maiores bancos portugueses foram empurrados para os piores lugares, devido, essencialmente, à falta de transparência e aos custos elevados. Os cinco bancos que detêm cerca de 76% da quota de mercado — Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta, Novobanco, Banco BPI e Millennium bcp — são os que mais encargos cobram, merecendo todos notas abaixo de 5 pontos (numa escala de 1 a 10) neste critério.
Por sua vez, as instituições bancárias que operam online — ActivoBank, Banco BiG, Banco Invest, Banco Carregosa, Best Bank e Banco BNI Europa — levam a melhor, pois têm menos custos e comissões, são mais transparentes em relação aos produtos comercializados e aos preços praticados e prestam um bom serviço ao cliente. No que à facilidade de utilização dos sites e das aplicações diz respeito, todas as instituições, no geral, agradaram aos clientes portugueses.
Estes são dados do inquérito de satisfação bancária da DECO PROTESTE, um ranking anual sobre a satisfação dos clientes com as instituições e os produtos bancários.
Do mais simples de se resolver ao mais complexo, a verdade é que os problemas dos clientes com as instituições bancárias são uma constante. Taxas e custos cobrados incorretamente (13%) e dificuldade em contactar o banco para o esclarecimento de alguma dúvida (16%) foram os problemas que incomodaram mais clientes bancários, nos últimos 12 meses. A somar a estes problemas, 20% dos clientes inquiridos garantem, ainda, que não receberam, no início do ano, o documento obrigatório com todos os custos e comissões pagos no ano anterior.
Ao leme do barco dos problemas com instituições bancárias estão o Santander Totta e a Caixa Geral de Depósitos. Nos últimos 12 meses, cerca de quatro em cada dez clientes tiveram desentendimentos com estes bancos.
Também avaliámos a satisfação dos clientes relativamente a um conjunto de produtos bancários: contas à ordem, depósitos a prazo, e créditos à habitação, automóvel e pessoal.
O ActivoBank lidera o ranking das contas à ordem, e destaca-se dos restantes bancos. A diferença para o último banco (Caixa Geral de Depósitos) é de quase três pontos, por exemplo.
Neste produto, 17% dos portugueses inquiridos apontam problemas, destacando‑se a existência de mais custos do que o suposto como a principal queixa.
Os bancos tradicionais estão entre os piores no que aos depósitos a prazo diz respeito. Mais uma vez, o ActivoBank assume a liderança. A última posição é da Caixa Geral de Depósitos. Os depósitos a prazo trouxeram dissabores a 23% dos clientes. A grande lacuna, apontada pelos clientes inquiridos, é a obtenção de menos benefícios do que o esperado.
O crédito à habitação é o produto bancário que dá problemas a mais clientes bancários: 35% dos inquiridos garantem ter tido problemas, no último ano. As vendas associadas (obrigatoriedade de contratar produtos como cartões de crédito ou seguros, para obter condições mais vantajosas no crédito) e os custos inesperados são os tópicos que mais desagradam aos portugueses.
A União de Créditos Imobiliários comandou o ranking da satisfação com o financiamento para a habitação.
O financiamento automóvel não apresenta grandes discrepâncias ao nível da satisfação dos clientes. O crédito automóvel é o produto em relação ao qual os clientes da generalidade dos bancos se sentem mais satisfeitos.
Quem teve problemas com este financiamento (apenas 13%) aponta os mesmos problemas que no crédito para comprar casa: vendas associadas e custos inesperados. Mudam‑se os bens a adquirir, mantêm‑se as maleitas. O Volkswagen Bank e o Banco Montepio são as instituições com melhor satisfação global com este produto.
O crédito pessoal foi responsável pelas dores de cabeça de 17% dos clientes: vendas associadas e custos inesperados voltam a ser os problemas mais mencionados. O ActivoBank e a Caixa Geral de Depósitos voltam a ser os extremos do ranking. A insatisfação vem das condições de financiamento propostas.
Entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, a DECO PROTESTE realizou um inquérito online aos subscritores, sobre bancos e produtos bancários. Obtiveram-se 7340 questionários válidos. A estes, juntaram-se os do ano anterior, dando-lhes menor peso, o que perfez um total de 14 687 respostas.
JUNTE-SE A NÓS
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.
218 410 858
Chamada para rede fixa nacional
Dias úteis, entre as 9 e as 18 horas
Participar
Mais populares
Ética e transparência
Sobre nós
Pode guardar artigos para ler mais tarde ou seguir os seus temas preferidos.
Entrar Registar
Pode guardar artigos para ler mais tarde ou seguir os seus temas preferidos.
Entrar Registar