A nova presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) disse ontem, 2 de Fevereiro, que uma das prioridades do mandato é ajudar as empresas a apresentarem projectos que sejam apetecíveis para o financiamento bancário.
“No mundo pensa-se que pode não haver verbas para alavancar os projectos [de empresas lusófonas no espaço lusófono], mas percebemos pelo trabalho que fazemos internamente que o problema é que não há bons projectos para serem bancarizados”, afirmou Nelma Fernandes, à margem da cerimónia pública de tomada de posse, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
“Vamos apoiar os empresários a construir projectos sólidos que possam ser financiados e implementados dentro da comunidade” dos países lusófonos, prometeu a sucessora de Salimo Abdula, o histórico presidente da confederação que junta os empresários lusófonos.
Questionada sobre as prioridades do mandato, Nelma Fernandes apontou também a mobilidade e a capacitação dos empresários.
“Há pelo menos três situações em concreto que esta direcção, neste mandato de 2022 a 2026, vai cumprir, e a primeira é a capacitação empresarial”, disse a empresária, admitindo que “há uma grande lacuna dentro da comunidade composta por países em diferentes estágios e alguns precisam desta alavanca comercial para conseguir dar resposta às suas necessidades”.
Depois, apontou a mobilidade como outro dos principais temas, salientando que “os empresários estão condicionados pelos vistos” e que se irá “trabalhar para, pelo menos, tentar a ajudar a construir as melhores soluções” para acabar “com esse obstáculo”.
A cerimónia pública de posse acontece após o presidente da Câmara de Comércio do Sotavento (Cabo Verde) ter interposto uma providência cautelar contra a tomada de posse, que já aconteceu em 12 de Dezembro, no seguimento de uma votação que foi anulada por alguns países-membros não terem as quotas em dia, o que inviabilizou o resultado eleitoral e possibilitou que a lista encabeçada por Nelma Fernandes vencesse a votação feita apenas pelos seis membros com as quotas regularizadas.
“O moçambicano Salimo Abdula liderou a CE-CPLP nos últimos nove anos”
Questionada sobre se a polémica dos últimos dias pode influenciar o seu mandato, Nelma Fernandes respondeu: “Não há polémica, a CE-CPLP rege-se pelos estatutos e pelos regulamentos internos, a CE-CPLP não são pessoas, tem a sua direcção, tem a mesa de assembleia-geral e o conselho fiscal e estes são os órgãos que estão constituídos, por isso não atrapalha em nada o que é o nosso trabalho”.
Em relação a situações deste género, concluiu: “Vão no sentido de tentar manchar alguma instituição, mas enfim, é o mundo que temos hoje em dia”.
Fazem parte da CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, perfazendo uma comunidade de cerca de 255 milhões de pessoas.
O moçambicano Salimo Abdula liderou a CE-CPLP nos últimos nove anos.
RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE.
SELECCIONE QUAIS AS NEWSLETTERS QUE PRETENDE RECEBER NO SEU EMAIL
Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.
RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE.
SELECCIONE QUAIS AS NEWSLETTERS QUE PRETENDE RECEBER NO SEU EMAIL
Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.
As exportações dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a China alcançaram um novo recorde histórico nos primeiros cinco meses de 2024, registando…
As exportações dos países de língua portuguesa para Macau caíram 11,47% em Maio, em comparação com o mesmo mês de 2023, para 122,7 milhões de patacas (14,26…
A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) detém a quarta maior Zona Económica Especial (ZEE) do mundo, comunicou a Lusa. Segundo dados da direcção para os…
O Banco de Portugal fez saber que a dívida bilateral dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) duplicou nos últimos 25 anos, chegando a atingir 2,5…
As exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau subiram mais de um terço em 2023, fixando um novo máximo histórico, indicam dados oficiais divulgados…
O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, foi convidado, pela primeira vez, a participar numa reunião do G20 (Grupo dos…
As exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau subiram 37,2% nos primeiros 11 meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022,…
O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, ratificou os Estatutos da CPLP, adoptados em Março deste ano pelos chefes da diplomacia dos nove Estados-membros da…
As exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau subiram 43,5% entre Janeiro e Outubro, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados…
Subscreva para receber as Notícias do dia na sua caixa de correio
O Diário Económico é o primeiro portal de Economia e Negócios feito em Moçambique.
© 2019-2022 Diário Economico – Developed by Media 4 Development.
Privacidade, termos e condições
© 2019-2022 Diário Economico – Developed by Media 4 Development.
Privacidade, termos e condições
Login to your account below
Please enter your username or email address to reset your password.
Detectámos que está a usar o AdBlock Plus ou outro software de adblocking que está a fazer com que não possa ver o Diário Económico de forma completa.
Por favor adicione o www.diarioeconomico.co.mz na whitelist do seu adblocker ou desactive-o fazendo refresh de seguida, para que possa visualizar o site.
– Select Visibility -PublicPrivate
© 2019-2022 Diário Economico – Developed by Media 4 Development.
Privacidade, termos e condições