Para efectuar a subscrição é necessário iniciar a sessão.
Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
Uma visão económica e política do país e do mundo. Exclusiva. Com assinatura. Só os membros desta comunidade têm acesso. Para decidir de forma informada, e antes dos outros. Não queremos assinantes, queremos membros ativos da comunidade.
{{ calculatePrice(‘premiumEco’) }} por ano por mês
{{ calculatePrice(‘premiumEcoAdvocatus’) }} por ano por mês
Os bancos e as financeiras emprestaram mais de dois mil milhões de euros aos consumidores no primeiro trimestre, um aumento de 3,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Trata-se do valor mais elevado desde 2013, quando começa a série estatística do Banco de Portugal.
Para este desempenho contribuiu, sobretudo, o crédito para a compra de carro, que acelerou 8,7% para 742,7 milhões de euros nos três primeiros meses do ano, pesando mais de 36% no total dos empréstimos ao consumo concedidos neste período, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo supervisor bancário.
No que diz respeito à aquisição de carro usado, os empréstimos subiram 11% para 577,4 mil milhões, incluindo através de operações de locação financeira ou ALD e com reserva de propriedade. Para a compra de automóvel novo, o crédito ascendeu a 165,3 milhões, mais 1% em relação ao mesmo período de 2023.
Também o crédito concedido através do cartão de crédito, linhas de crédito, contas correntes e facilidades a descoberto subiu quase 7% para 360,6 milhões de euros, representando quase 18% do crédito aos consumidores.
Em contrapartida, o crédito pessoal, que continua a ser a principal componente dos empréstimos para o consumo (45,7%), registou um decréscimo de 1% para 928,1 milhões de euros entre janeiro e março.
Dentro deste segmento, o crédito pessoal sem finalidade específica caiu 1% para 892,8 mil milhões de euros, enquanto o crédito pessoal com a finalidade de educação, saúde e energias renováveis aumentou 3% para 35,4 milhões.
Fonte: Banco de Portugal (Dados relativos ao primeiro trimestre de cada ano)
Em termos mensais, o crédito concedido às famílias com a finalidade de consumo ascendeu a 685 milhões de euros em março, menos 8% em relação a março do ano passado, com o crédito pessoal a afundar 15% para 306,4 milhões de euros e o crédito automóvel a cair 5% para 252 milhões.
O crédito através de cartões contrariam esta tendência, aumentando 3% para 126,6 milhões, mostram os dados do Banco de Portugal
(Notícia atualizada às 11h56)
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
15 Maio 2024
Esquerdas querem uma UE “promotora de paz”. Chega isolado
15 Maio 2024
Presidente da AMA admite contestar despedimento em tribunal
15 Maio 2024
Isabel dos Santos contesta “alerta vermelho” da Interpol
15 Maio 2024
Setor das comunicações já foi “mais fervilhante”
15 Maio 2024
Scholz avisa para riscos de protecionismo
Casa da Moeda e NAV também entregaram dinheiro a Medina
LALIGA vence o Real Madrid em tribunal mais uma vez
Anacom emite licença de satélite para ir para o espaço
Governo anuncia já esta semana novo aeroporto em Alcochete
Euribor desce a três, a seis e a 12 meses
Stellantis vai vender carros chineses no país em setembro
{{ noCommentsLabel }}
Ainda ninguém comentou este artigo.
Promova a discussão dando a sua opinião
Portugal registou o sétimo maior crescimento em termos homólogos e a quarto maior em cadeia no primeiro trimestre deste ano, segundo o Eurostat.
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora
×