07.05.2024
Tem um motor V12 e 1200 cv mas não é um supercarro
03.05.2024
Fomos a Itália conhecer o novo Ferrari com motor à moda antiga
29.04.2024
CUPRA renovou as gamas Formentor e Leon. Tudo o que mudou
25.04.2024
Audi Q6 e-tron já está disponível em Portugal. Todos os preços
22.04.2024
Porsche Cayenne GTS chega aos 500 cv e já tem preços para Portugal
11.04.2024
Tesla Model Y com 600 km de autonomia já chegou a Portugal
06.05.2024
Marca chinesa chega ao Top 10 das mais vendidas do mundo em 2023
26.04.2024
Estes foram os automóveis mais vendidos na Europa em março
23.04.2024
Edson Ishikawa é o novo diretor geral da Volvo Portugal
13.04.2024
Próxima Audi RS 4 Avant não se vai chamar RS 4 Avant
10.04.2024
Volkswagen Jetta de regresso à Europa ou é outra coisa?
23.03.2024
Crossover e 100% elétrico. Novo topo de gama da DS Automobiles “apanhado”
23.03.2024
Que futuro para a Bentley? A última entrevista ao CEO antes de ir para a Aston Martin
22.12.2023
Entrevistámos o CEO da Volvo. “Seremos os únicos a ficar perto dos números da Tesla”
27.09.2023
“Financiamento automóvel vai mudar profundamente”. Gilbert Ranoux, CEO Credibom
Testámos o Mercedes-Benz CLE Coupé que faz mais de 1000 km por depósito
Testámos o 600e que resolve dois problemas à Fiat de uma só vez
Este Citroën C4 X não é elétrico e fica a ganhar por isso
Um A3 com ares de crossover. O que vale o novo Audi A3 Allstreet?
O melhor jipe do mundo? Testámos o Toyota Land Cruiser 250
O mais potente de sempre? Conduzimos o Lucid Air Sapphire
28.02.2024
Mercedes E 220 d contra BMW 520d. O derradeiro comparativo Diesel
11.10.2023
Juntámos o Alfa Romeo Tonale e o CUPRA Formentor. Qual venceu?
05.02.2023
Golf vs Astra. Qual vence este comparativo?
07.05.2024
Tem um motor V12 e 1200 cv mas não é um supercarro
03.05.2024
Fomos a Itália conhecer o novo Ferrari com motor à moda antiga
29.04.2024
CUPRA renovou as gamas Formentor e Leon. Tudo o que mudou
25.04.2024
Audi Q6 e-tron já está disponível em Portugal. Todos os preços
22.04.2024
Porsche Cayenne GTS chega aos 500 cv e já tem preços para Portugal
11.04.2024
Tesla Model Y com 600 km de autonomia já chegou a Portugal
06.05.2024
Marca chinesa chega ao Top 10 das mais vendidas do mundo em 2023
26.04.2024
Estes foram os automóveis mais vendidos na Europa em março
23.04.2024
Edson Ishikawa é o novo diretor geral da Volvo Portugal
13.04.2024
Próxima Audi RS 4 Avant não se vai chamar RS 4 Avant
10.04.2024
Volkswagen Jetta de regresso à Europa ou é outra coisa?
23.03.2024
Crossover e 100% elétrico. Novo topo de gama da DS Automobiles “apanhado”
23.03.2024
Que futuro para a Bentley? A última entrevista ao CEO antes de ir para a Aston Martin
22.12.2023
Entrevistámos o CEO da Volvo. “Seremos os únicos a ficar perto dos números da Tesla”
27.09.2023
“Financiamento automóvel vai mudar profundamente”. Gilbert Ranoux, CEO Credibom
Testámos o Mercedes-Benz CLE Coupé que faz mais de 1000 km por depósito
Testámos o 600e que resolve dois problemas à Fiat de uma só vez
Este Citroën C4 X não é elétrico e fica a ganhar por isso
Um A3 com ares de crossover. O que vale o novo Audi A3 Allstreet?
O melhor jipe do mundo? Testámos o Toyota Land Cruiser 250
O mais potente de sempre? Conduzimos o Lucid Air Sapphire
28.02.2024
Mercedes E 220 d contra BMW 520d. O derradeiro comparativo Diesel
11.10.2023
Juntámos o Alfa Romeo Tonale e o CUPRA Formentor. Qual venceu?
05.02.2023
Golf vs Astra. Qual vence este comparativo?
Está à procura de um carro?
Experimente a nossa pesquisa avançada por marca e modelo
Regressar ao motor de busca
Assinala-se hoje, 22 de setembro, o Dia Europeu Sem Carros. Vão existir cortes de ruas em algumas cidades e medições da qualidade do ar.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.
Notícias Dia Europeu sem Carros assinalado com ruas cortadas e com medições do ar
Assinala-se hoje, 22 de setembro, o Dia Europeu Sem Carros. Vão existir cortes de ruas em algumas cidades e medições da qualidade do ar.
André Mendes
Texto
Tal como já acontece há alguns anos, o dia 22 de setembro volta a ser o Dia Europeu sem Carros. Mais uma vez, há cidades com ruas cortadas ao trânsito e diversas ações de sensibilização.
Em Lisboa, por exemplo, acontecem várias iniciativas para assinalar este dia, mas não está previsto qualquer corte de ruas ou avenidas. Em contrapartida, em cidades como Gondomar, Vila Nova de Gaia, Vendas Novas, Celorico da Beira, Mealhada ou Vagos, há algumas artérias cortadas.
Segundo a associação ambientalista Zero, as emissões de gases geradas pelo transporte rodoviário em Portugal aumentaram 6,2% em relação ao período pré-pandemia. “As emissões associadas ao consumo de gasóleo e gasolina no transporte rodoviário não param de aumentar”, refere.
Por essa razão, a associação vai aproveitar este dia para realizar “uma maratona de medições da qualidade do ar em diversos pontos críticos da cidade de Lisboa”, com o objetivo de perceber como estão os níveis da qualidade do ar em Lisboa durante o Dia Europeu sem Carros.
Para isso, será usado um aparelho de medição da qualidade do ar (transportado em bicicleta), que vai passar por vários locais da cidade. Durante o trajeto, serão medidos níveis de, por exemplo, dióxido de azoto ou partículas inaláveis e finas.
A ação, segundo a Zero, visa chamar a atenção “para os problemas da qualidade do ar nas cidades portuguesas, para a urgência de retirar carros das cidades, para a necessidade do reforço do transporte público e para as consequências para a saúde” de níveis de concentrações de poluentes acima dos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
O Dia Europeu sem Carros já existe há 25 anos. Foi assinalado pela primeira vez em França, em 1998, e teve o objetivo de sensibilizar todas as pessoas para a necessidade de diminuir o tráfego nas grandes cidades.
Na cidade de Zermatt, na Suíça, todos os dias são dias sem carros, excetuando uns elétricos de tamanho compacto para empresas ou serviços.
Esta ideia foi muito bem aceite pela União Europeia, que acabou por fixar esta data no calendário, para que se repita todos os anos. Em 2002, a iniciativa acabou por se prolongar e foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade, que desde então decorre na União Europeia, todos os anos, entre 16 e 22 de setembro.
Em Lisboa, o primeiro Dia Europeu sem Carros realizou-se no ano 2000, através do encerramento de diversas artérias da cidade. Nesse dia, houve milhares de automóveis que não chegaram a entrar na capital. Mais recentemente, segundo números divulgados na imprensa em 2018, ainda há cerca de 370 mil carros a entrar diariamente em Lisboa.
Atualmente, em diversos países, são muitas as cidades que participam neste «movimento» e que contribuem encerrando algumas ruas e avenidas, enquanto se fomenta a utilização de soluções de mobilidade alternativas. Entre elas, a utilização de bicicletas ou trotinetes ou mesmo a rede de transportes públicos, quando é possível. O ponto de partida, no entanto, é sempre o mesmo, ou seja, o carro, fica em casa.
Fonte: Lusa
André Mendes
Jornalista automóvel desde o final dos anos 90. Assistiu às grandes transformações do setor e acredita que o melhor ainda está para vir.
Na “Semana Europeia da Mobilidade” voltei a usar com frequência os transportes públicos. Nesta crónica conto-vos como tem sido a experiência.
A justiça alemã rejeitou o processo movido pela Greenpeace contra a Volkswagen. A ONG ambiental vai recorrer da decisão.
Afinal já não será preciso limitar a velocidade máxima nas autobahn. E a «culpa», segundo o ministro dos transportes alemão, é dos elétricos.
Os Tyre Extinguishers querem “tornar impossível ter um enorme e poluente 4×4 nas áreas urbanas de todo o mundo” e por isso estão a esvaziar-lhes os pneus.
Depois de abrir o Mercedes-EQ na Nazaré, a Mercedes-Benz acaba de inaugurar o Oceanic Lounge nas Docas de Lisboa.
O ministro dos transportes da Alemanha, Volker Wissing, apresentou uma proposta bastante controversa para a redução das emissões poluentes.
Depois da polémica do primeiro rascunho não fazer menção à “eliminação progressiva dos combustíveis fósseis”, houve hoje consenso no COP28.
Corte durou pouco mas causou o caos na Segunda Circular, uma das principais artérias de Lisboa. Manifestantes foram retirados por condutores.
Fundada em 2012, a Razão Automóvel é a publicação especializada no setor automóvel líder de audiência em Portugal Prémio de Melhor Filme Jornalístico 2021 Nomeado na categoria de Melhor Filme Jornalístico de 2022 Nomeado na categoria de Melhor Filme Jornalístico de 2023
© 2024 Razão Automóvel
© 2024 Razão Automóvel
Faça login na sua conta
Ainda não tem uma conta? Crie uma aqui.
Crie a sua conta
Já tem conta? Faça login.
Recupere a sua conta
Já tem conta? Faça login.
Ainda não tens conta criada na Razão automóvel para poderes ter todos os alertas.