Esqueça o carro. Lisboa é uma das melhores cidades da Europa para andar de bicicleta - NiT New in Town

Esqueça o carro. Lisboa é uma das melhores cidades da Europa para andar de bicicleta – NiT New in Town

maio 29, 2024
0 Comentários

A mobilidade mais amiga do ambiente é um dos temas na ordem no dia. Face à ameaça iminente das alterações climáticas, há cada vez mais pessoas a optar pela bicicleta para circularem nas grandes cidades. Seja em prol do ambiente, de um estilo de vida mais saudável e até da carteira, o certo é que as deslocações nestes veículos de duas rodas estão a tornar-se um hábito.
Além de ser uma forma mais prática e sustentável para chegar ao trabalho, também é uma das melhores maneiras de aproveitar o sol e explorar novos destinos — mas nem todas as cidades são as mais adequadas para o ciclismo devido à falta de ciclovias e até mesmo de serviços de bicicletas partilhadas. Mas, afinal, quais são os melhores locais para pedalar?
A agência de viagens online WeLoveHolidays comparou mais de 50 cidades europeias para descobrir a resposta. Após analisar fatores como o número de serviços de aluguer de bicicletas e rede de estacionamentos, ciclovias disponíveis, mapa topográfico e número de dias de chuva em cada cidade, a empresa conseguiu encontrar os destinos mais amigos de bicicletas.
Sem grandes surpresas, Berlim, na Alemanha, conquistou o primeiro lugar do ranking, com mais de 3.100 estações de partilha de bicicletas, 620 quilómetros de ciclovias e uma área de superfície bastante plana. Por outro lado, Amesterdão, conhecido sobretudo por ter enchentes de ciclistas todos os dias, ficou fora do top 5. O motivo? O elevado número de dias chuvosas.
Lisboa conseguiu entrar no top 10 da lista e é uma das cidades mais amigas das bicicletas: ficou em oitavo lugar, com os seus 200 quilómetros de ciclovias e mais de 140 estações — e está cada vez mais preparada para receber ciclistas. Recentemente, a Câmara Municipal de Lisboa testou um “pousa-pé” na rotunda de Entre Campos. Assim, enquanto aguardam para que o semáforo fique verde, não têm de desmontar a bicicleta. Podem simplesmente encostar o pé e manter-se em equilíbrio.
Trata-se de uma experiência conduzida pela autarquia e, caso corra bem e tenha adesão por parte de quem circula pela cidade de bicicleta, os “pousa-pés” poderão ser alargados a outras zonas do município. 
Se está a pensar viajar para outro país na Europa e quer descobrir onde pode pedalar à vontade, carregue na galeria para ficar a conhecer o top 15 das cidades europeias mais amigas das bicicletas. 
[wpforms id=”1208754″]
<!– Envie por favor um email para portugal@viagensebaratas.com com os seus dados pessoais. –>

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb