Gavião põe um Alentejo diferente em festa numa Mostra do que tem de melhor | Médio Tejo - mediotejo.net

Gavião põe um Alentejo diferente em festa numa Mostra do que tem de melhor | Médio Tejo – mediotejo.net

maio 16, 2024
0 Comentários

Médio Tejo
Uma região, um jornal
Animação musical para todos os gostos, gastronomia local em restaurantes e tasquinhas, produtos locais e endógenos em destaque, caso da doçaria e pastelaria, os enchidos, o mel, o vinho e o gin, mas também bijuteria, decoração, e a tradição, como a latoaria antiga, compõem a mostra de agentes económicos, artesãos, associações e instituições na envolvente do Jardim do Cruzeiro, esperando-se ali milhares de visitantes para conhecer o que de melhor se faz e produz no concelho de Gavião e que se destaca na região do Alto Alentejo.
Sem grandes cerimónias, e sem presença de governantes este ano, a abertura fez-se solene mas voltada para o meio local, com José Pio, presidente da Câmara Municipal de Gavião, a estar ladeado por autarcas locais e vizinhos, entre a muita população que se juntou para o arranque da XXIX edição deste certame-maior do concelho.
GALERIA
A Banda Juvenil do Município de Gavião fez as honras da casa, sob a batuta do Maestro Paulo Pires, com atuação na entrada bem decorada, e diferente de ano para ano, nesta amostra das potencialidades de Gavião a fazer jus ao slogan “Um Alentejo Diferente”.
O presidente de Câmara mostrou-se um autarca “orgulhoso” da sua terra e das suas gentes, agradecendo a todos e aos cerca de 60 expositores, os seis restaurantes e tasquinhas, e outros.
Agradecendo aos trabalhadores do município pelo esforço para que Gavião seja “uma referência de qualidade na organização de eventos e não só”, deixou ainda uma palavra de agradecimento ao gabinete de apoio ao presidente, bem como aos vereadores Graciosa Chambel e António Severino, que dedicaram “todo o seu tempo para que os próximos dias sejam de festa e divertimento”.
“Sinto hoje, nesta cerimónia de inauguração, um profundo orgulho em ser o presidente da Câmara Municipal de Gavião. Orgulho em ser gavionense. Orgulho de estar rodeado de gavionenses e de muitos amigos, gente que gosta de nós. Sinto hoje o mesmo orgulho que senti no dia 10 de Junho, quando inaugurámos a Casa das Artes e a Eco Laguna de Gavião, espaços que em pouco mais de um mês já se tornaram referências regionais e direi mesmo nacionais”, referiu José Pio.
Por outro lado, o autarca fez ainda louvor à Banda Juvenil, lembrando ter acompanhado recentemente o grupo para participar nas festas Sanjoaninas na Ilha Terceira (Açores), onde disse ter ouvido elogios na multidão sobre a prestação desta banda e a sua composição por gente jovem.
Mencionando estar, enquanto autarca, em “busca constante de mais e melhor para o concelho”, José Pio destacou “o trabalho, a dedicação, a criatividade, a proximidade e a sensibilidade, aliados a um enorme respeito pela população, pelo património edificado e natural, pelas instituições, e pelas tradições gavionenses, têm pautado a nossa ação e o cumprimento daquilo que nos comprometemos no início desta caminhada: fazer mais e melhor pela nossa terra”.
José Pio reconheceu ainda a “luta diária pelo desenvolvimento económico, cultural, social, desportivo e financeiro do concelho”.
Ao longo de três dias de festa, a autarquia entende apresentar uma oferta musical diversificada, além da desportiva e cultural. “Procuramos agradar a todas as gerações, não esquecemos os projetos musicais do concelho e também eles vão ter a sua oportunidade. Usufruam e divirtam-se”, convidou o edil gavionense.
A gastronomia faz-se presente através de três restaurantes e três tasquinhas, com ementas independentes e distintas, além de estarem presentes diversos bares e expositores de doçaria e pastelaria, com as ementas a conterem receitas típicas do concelho onde não falta a Sopa Seca de Margem, o peixe do rio, as carnes de caça e algumas novidades trazidas pelos dinamizadores, entre os quais o restaurante O Castelo (Belver), O Manel (Gavião), e a Taberna Tutti Meia, mas também as tasquinhas d’ O Belver, da Banda Juvenil do Município de Gavião e do Clube Atlético e Recreativo de Atalaia.
Depois da atuação de Richie Campbell na primeira noite, seguem-se outros cabeças de cartaz este sábado, com concerto dos D.A.M.A. e depois atuação de Olga Zanova. No domingo sobem ao palco David Antunes e Los Romeros para fechar os três dias de festa e convívio por terras gavionenses.
15 de julho (sábado)
13H00 – FESTIVAL DE SOPAS DE PEIXE NO RECINTO DA FEIRA
18H00 – ABERTURA DOS STANDS E DOS INSUFLÁVEIS
19H00 – ENSEMBLE DE SOPROS DA BANDA JUVENIL DO MUNICÍPIO DE GAVIÃO
22H00 – ATHIS
23H30 – DAMA
01H30 – OLGA ZANOVA
03H00 – RASILMAR

16 de julho (domingo)
09H30 – PASSEIO DE MOTORIZADAS – MOTO CLUBE DE GAVIÃO
18H00 – ABERTURA DOS STANDS E DOS INSUFLÁVEIS
18H30 – ANIMAÇÃO COM O PALHAÇO BATATINHA
22H00 – DAVID ANTUNES
23H30 – LOS ROMEROS
01H00 – JOANA PEREZ

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza… também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

Contactos info@mediotejo.net | +351 913 780 965
Quem Somos | Estatuto Editorial | Ficha Técnica

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb