Gavião | Zona industrial vai acolher nova empresa de produção de AdBlue - mediotejo.net

Gavião | Zona industrial vai acolher nova empresa de produção de AdBlue – mediotejo.net

junho 12, 2024
0 Comentários

Médio Tejo
Uma região, um jornal
Uma nova empresa vai instalar-se na zona industrial de Gavião, no setor da produção de AdBlue. Trata-se da empresa Gasoenergia – Unipessoal, Lda, cujo pedido de aquisição de lote na zona industrial de Gavião foi aprovado por unanimidade em reunião de executivo camarário do dia 17 de janeiro. A autarquia de maioria socialista congratula-se com os investimentos a decorrer no concelho, tendo o presidente de Câmara dando conta que, brevemente, outro investimento considerável deverá ser anunciado.
Foram aprovados pontos da ordem de trabalhos de reversão de lotes da zona industrial, sendo um dos loteamentos referente a um investimento anunciado em 2019, de uma empresa da área da construção de casas modulares, e que acabou por não se concretizar.
De seguida foi aprovada a proposta de aquisição por parte da nova empresa, que pretende instalar-se em Gavião, precisamente num desses lotes que antes pertencia à empresa Urbigav – Construções e Engenharia, S.A. Foi adjudicada a venda à empresa, sendo que só poderá acontecer após a escritura de reversão. “Temos urgência em fazer esta reversão, eles também têm urgência em fazer a construção naquele espaço”, frisou o presidente de Câmara, José Pio, durante a reunião.
Segundo informação do vice-presidente da autarquia, a empresa dedica-se ao fabrico do componente AdBlue. O AdBlue é um produto de solução aquosa à base de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que tem por objetivo atuar sobre os gases de escape dos motores de veículos como conversor catalítico para reduzir as emissões nocivas de óxido de nitrogénio geradas nos processos de combustão.
“A empresa contactou-nos há algum tempo, e achou que devido à localização do concelho seria uma mais-valia. Achou aquele terreno indicado; é um terreno muito apetecível”, referiu António Severino.
O vice-presidente da Câmara Municipal, António Severino, fez ainda uma declaração sobre a captação e fixação de novos investimentos, referindo ser “motivo de satisfação enorme” o facto de existirem investidores a procurar o concelho, em diversas áreas, e que tal se deve muito ao trabalho dinamizado com a criação do GAEG – Gabinete de Apoio a Empresas.
“Cada vez mais temos um concelho naturalmente dinâmico, atrativo, moderno, com boas infraestruturas, boas acessibilidades. Capaz de responder às exigências deste tipo de investidores. Temos ido o empenho enorme na procura de novos investimentos para nosso concelho, torna-se fundamental este trabalho, esta tentativa de captação. Tem existido um papel fundamental do Gabinete de Apoio às Empresas”, indicou.
António Severino reconheceu ainda a importância do “acompanhamento permanente, quase diário”, com contactos com os potenciais investidores. “Há muitos ‘Gaviões’ por este Portugal, e se não existir este acompanhamento permanente perante estes potenciais investimentos, eles não acontecem”, sublinhou, caraterizando como “extraordinário” o trabalho desenvolvimento pelo município na área.
“Temos tido cada vez mais procura, pessoas que querem investir no nosso concelho. Este é um exemplo, temos outros em carteira que possivelmente em breve os vereadores terão conhecimento, mas à data não podemos revelar. Acho que é motivo de satisfação para todos nós pelo trabalho e dedicação que temos tido, é revelador daquilo que são as nossas políticas, aprovadas em executivo municipal”, concluiu, tendo o autarca José Pio subscrito as considerações do vereador.
Em próximas reuniões, o edil disse esperar trazer “novidades ainda melhores” no que toca a potenciais investimentos, crendo que convém só divulgar quando há concretização objetiva. “Há tantos ‘Gaviões’ à procura de investimento, que nós não podemos cometer o mínimo deslize”, subscreveu o autarca.
Por fim, também sublinhou o papel fundamental do Gabinete de Apoio às Empresas que “diariamente faz ponto de situação com as próprias empresas”, crendo que é um “ponto focal, de contacto”, referindo que existe também um feedback positivo por parte dos empresários.
Recorde-se que já em outubro do ano transato foi anunciado um outro novo investimento para a zona industrial de Gavião, num investimento a rondar 14 milhões de euros por uma empresa de betão armado.
O Município tem ainda a intenção de construir uma nova zona industrial, sendo que em 2022 foi aprovada uma proposta de aquisição de um prédio rústico de 18 hectares, em Atalaia, junto à Estrada Nacional 118, para esse fim.
Tendo em conta que os empresários estão de olhos postos no concelho, a autarquia tem estado a gerir os loteamentos industriais disponíveis, mas a intenção é criar novos lotes para que a oferta possa fazer face à procura.
Refira-se que o concelho conta atualmente com duas zonas industriais, com acessibilidade e ligação a todo o país pela proximidade de vias estratégicas, caso da A23, do IP2 e com rápidas ligações com a Europa devido à curta distância da fronteira com Espanha.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza… também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

Contactos info@mediotejo.net | +351 913 780 965
Quem Somos | Estatuto Editorial | Ficha Técnica

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb