O Grupo H&M está a assumir uma posição de liderança no estabelecimento de soluções de financiamento colaborativas que permitem a necessária descarbonização das cadeias de abastecimento da moda. Para concretizar esta ambição, o Grupo H&M, juntamente com o maior banco do Sudeste Asiático, o DBS, iniciou uma ferramenta de financiamento colaborativo – um programa de empréstimo verde inédito que facilita a descarbonização das cadeias de abastecimento de moda no setor do vestuário.
A 28ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP 28), a mais alta plataforma de tomada de decisão do mundo para questões climáticas, reunirá chefes de estado, especialistas em clima, líderes políticos, delegados jovens e sociedade civil no Dubai esta semana. Desta vez, a conferência pretende aproveitar os sucessos anteriores e preparar o caminho para a ambição futura de enfrentar eficazmente o desafio global das alterações climáticas. Os representantes do Grupo H&M e da DBS estarão no local para discutir políticas emergentes e discutir melhores práticas e soluções inovadoras.
O Grupo H&M está empenhado na mitigação climática há anos e esforçamo-nos continuamente para demonstrar liderança climática na nossa indústria. Vemos que a nossa indústria está empenhada em enfrentar o seu impacto climático negativo. Mas também vemos que uma ação climática impactante requer financiamento colaborativo. Para nós, os investimentos em sustentabilidade não são apenas uma abordagem responsável, mas também uma necessidade estratégica para o sucesso futuro.
Ulrika Leverenz, Chefe de Investimento Verde, Grupo H&M
A aceleração do zero líquido para as cadeias de abastecimento requer a rápida expansão de tecnologias de baixo carbono e modelos de financiamento novos e inovadores para impulsionar a adoção. A ferramenta de financiamento colaborativo é um excelente exemplo de como podemos criar impacto para os fornecedores. A DBS está entusiasmada por aproveitar a nossa extensa rede na Ásia, em parceria com o Grupo H&M, para fornecer acesso a financiamento sustentável de uma forma prática – financiando diretamente atualizações de fábricas para ajudar os fornecedores a melhorar a sua eficiência energética e a descarbonizar.
Tan Su Shan, Chefe do Grupo de Bancos Institucionais, DBS
Artigo relacionado: Grupo H&M emite títulos verdes inaugurais de 560 milhões de dólares para apoiar a circularidade e o roteiro climático
Em linha com a ambição do grupo de atingir emissões líquidas zero de CO2e até 2040, o Grupo H&M tem-se concentrado nos últimos anos na disponibilização de financiamento para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa através e para além das suas próprias cadeias de abastecimento de moda. A sua Iniciativa Moda Verde permite que as fábricas fornecedoras invistam nas tecnologias e processos necessários para reduzir a procura de energia e substituir os combustíveis fósseis nas cadeias de abastecimento da moda.
Para ajudar a acelerar a adoção de iniciativas verdes em toda a cadeia de abastecimento, foi desenvolvida uma ferramenta de financiamento colaborativo. Através do programa, os fornecedores têm acesso ao financiamento do DBS e ao apoio técnico do consultor de sustentabilidade, Guidehouse, para embarcar em atualizações de fábricas para diminuir o seu impacto climático. Ao contrário das soluções bancárias tradicionais que procuram incentivar indiretamente essas atividades verdes, este programa fornece financiamento direto com condições altamente favoráveis a fornecedores para atividades específicas de redução de emissões de GEE, conforme aprovado pelo Grupo H&M.
No início deste ano, a ferramenta de financiamento colaborativo concluiu a primeira transação bem-sucedida com um fabricante na Índia para financiar despesas de capital para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de âmbito 3. Com o apoio do empréstimo, o fornecedor Raj Woolen financiou a instalação de painéis solares, motores energeticamente eficientes, bem como tecnologias de conservação de água para conservar recursos e reduzir as emissões de carbono.
Raj Woolen está comprometida com suas iniciativas ambientais e de sustentabilidade, e um dos principais objetivos é reduzir o impacto de nossos processos de fabricação no meio ambiente. Este projeto conjunto com o Grupo H&M, Guidehouse e DBS tem sido uma combinação bem-sucedida de avaliação energética especializada, apoio próximo na seleção das soluções tecnológicas mais adequadas e um modelo de financiamento atraente. Estamos confiantes de que isto garantirá os melhores resultados possíveis na nossa jornada de descarbonização e estamos gratos por esta parceria.
Sumeet Nath, Raj Indústrias de Lã
Reconhecendo a complexidade e o alcance do desafio climático, o Grupo H&M identifica a colaboração como uma pedra angular do seu quadro de ação climática e os esforços de financiamento colaborativo como a única forma de criar mudanças rápidas em escala. Os modelos de financiamento colaborativo existentes e os que estão atualmente em desenvolvimento têm o potencial de construir um ecossistema de soluções. No entanto, é necessário um maior compromisso por parte das marcas e dos investidores para co-investir e partilhar a responsabilidade financeira de um projecto e fornecer mais alternativas para apoiar os fornecedores no seu percurso de descarbonização. O Grupo H&M incentiva outras marcas e instituições financeiras a aderirem à sua iniciativa e a delegação do grupo COP28 espera reunir-se com as partes interessadas envolvidas na conferência para continuar o diálogo.