Se costuma esquecer-se dos documentos com frequência, esta app é para si. Pode guardá-los e consultá-los sempre que quiser e evitar coimas desnecessárias. Explicamos como, passo a passo.
Conhece a carteira digital onde pode guardar todos os documentos de identificação e consultá-los em qualquer lugar? Se não, aqui fica a sugestão. Além do mais, a app id.gov.pt permite partilhar os documentos com terceiros e validar os dados dos documentos digitais de outras pessoas. O processo de utilização é simples e intuitivo.
A aplicação id.gov.pt, é uma aplicação gratuita, criada pelo Estado, que lhe permite guardar, consultar e partilhar os dados dos seus documentos pessoais através do telemóvel.
Para utilizar, basta descarregar a app para o seu dispositivo, disponível na App Store (para IOS), no Google Play Store (para Android) ou na AppGallery (para sistema Huawei) e autenticar-se com a sua Chave Móvel Digital.
Caso ainda não tenha ativado a sua Chave Móvel Digital, pode fazê-lo online ou através da câmara do seu smartphone, sem perder horas num balcão de atendimento. Depois, só tem de aceitar os Termos e Condições e está pronta a utilizar.
Assumindo que já tem a Chave Móvel Digital ativa, comece por selecioná-la e carregue em “Continuar”. Logo depois, o sistema vai pedir-lhe acesso a alguns dados de identificação, como o número de telemóvel associado ou a identificação civil.
Autorizado o acesso, introduza os seus dados da Chave Móvel Digital, nomeadamente, o número de telemóvel e o pin. E, de seguida, o código de segurança que vai receber no dispositivo. Posteriormente, pode optar por fazer a autenticação através da impressão digital ou do reconhecimento facial. A partir daqui a app está pronta a utilizar.
Para fazer qualquer alteração aos dados de acesso, basta ir à área reservada e proceder às modificações desejadas.
Em caso de falecimento ou incapacidade, a Chave Móvel Digital é cancelada, à semelhança do que acontece com o documento físico.
Caso não tenha ativa a Chave Móvel Digital, sugerimos a leitura deste artigo, onde ficará a saber como funciona e como pode fazer a ativação.
Depois de instalar a aplicação e fazer a autenticação, o passo seguinte é:
Após este processo, vai ser criado um Código QR associado ao documento, e que vai servir para que outro telemóvel ou aparelho específico consulte os seus dados, como as autoridades ou serviços do Estado. Os restantes documentos são adicionados da mesma forma.
A aplicação também funciona sem acesso à internet. No entanto, para poder consultar os dados dos documentos tem de guardá-los previamente, um a um, como um documento PDF.
Se, por algum motivo, lhe solicitarem o documento físico e o dispositivo em questão não conseguir ler o documento ou não tiver acesso à internet, tem cinco dias para apresentar os documentos às respetivas autoridades ou enviá-los através de email. Caso não o faça, fica sujeito ao pagamento de uma multa que pode ir dos 60 aos 300 euros.
Não perca nenhum dos artigos do Contas Connosco. Subscreva a nossa newsletter e passe a receber no seu email informação para conseguir gerir melhor as suas finanças.
Deverá consultar a Política de Privacidade antes da conclusão do presente processo de registo, na qual são indicados os seus direitos e os contactos e meios pelos quais os poderá exercer. O fundamento para a Cofidis tratar o seu e-mail aqui fornecido é o seu consentimento, o qual poderá ser retirado a qualquer momento, o que não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente obtido. A Cofidis conservará o seu endereço de e-mail enquanto não retirar o seu consentimento para a receção da newsletter e enquanto tal newsletter for elaborada.
Estamos empenhados em melhorar a sua relação com o dinheiro, clarificando temáticas naturalmente confusas ou pouco claras relacionadas com a gestão de dinheiro e finanças pessoais.