Híbrido, gasolina ou diesel: qual a melhor opção? | Contas Connosco - Contas Connosco

Híbrido, gasolina ou diesel: qual a melhor opção? | Contas Connosco – Contas Connosco

julho 7, 2024
0 Comentários

A pergunta, tantas vezes repetida, leva a que na hora de comprar um carro novo tenha em mente, primeiro, o tipo de utilização que vai fazer do seu veículo – percursos curtos, longos, médios, citadinos ou na autoestrada – e depois que equacione ainda as diferentes opções de motorização disponíveis no mercado.
Claro que pode (e deve) juntar a esta equação as preocupações ambientais, uma vez que o setor dos transportes continua a ser o mais poluente, com mais emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera. Talvez por isso, a Europa já se tenha rendido de vez aos híbridos plug-in (PHEV), uma vez que as vendas destes veículos aumentaram 134% apenas no primeiro trimestre de 2020 no velho continente, quando comparado com o período anterior homólogo, segundo os números da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
Mas como cada caso é um caso, continua a valer a pena pesar todas as variáveis, antes de decidir qual a melhor solução de mobilidade para si. Ajudamo-lo aqui a fazer as contas, para uma decisão acertada.
Aqui, terá de fazer outras contas, deixando um pouco de lado as preocupações com a mobilidade sustentável. Mas atenção que há países europeus que já se comprometeram a recusar a entrada dos automóveis dito convencionais, com motores apenas de combustão a diesel ou a gasolina, nas suas cidades até 2025.
Bom, mas além dos preços dos automóveis, dos respetivos combustíveis e manutenção, há que ter desde logo em conta a quilometragem média anual e o número de anos que pretende manter o carro.
Os motores a diesel são sempre mais económicos do que os a gasolina e, embora, os primeiros fossem mais poluentes do que os segundos, as mais recentes normas europeias têm levado os construtores a reduzir de forma muito eficaz a carga poluente dos motores a diesel. Isto tem permitido com que as diferenças de emissões de CO2 para a atmosfera hoje já sejam mínimas, quando se comparam os dois motores.
Também o preço dos automóveis a diesel tem vindo a descer, à medida que o panorama se tem tornado cada vez mais híbrido, estando quase em sintonia com o preço dos veículos a gasolina. Logo, nesta equação, tenha sempre em conta a quilometragem média que faz e decida-se pela melhor opção para o seu caso.
Por exemplo, se fizer uma média abaixo dos 15 mil quilómetros anuais, os veículos a gasolina continuam a ser uma boa opção para si. Se, por outro lado, fizer uma quilometragem média semanal na ordem dos 500 quilómetros, o diesel será a sua escolha mais acertada.
Veja ainda aqui as principais vantagens e desvantagens de um e de outro motor.
Agora que já está a par de todas as vantagens e desvantagens dos vários veículos disponíveis no mercado, faça as contas e escolha a melhor opção para si. Mas não se esqueça de pôr também nesta balança a mobilidade sustentável na hora de comprar o seu carro, um tema tão presente nos dias que correm.
 
Não perca nenhum dos artigos do Contas Connosco. Subscreva a nossa newsletter e passe a receber no seu email informação para conseguir gerir melhor as suas finanças.
Deverá consultar a Política de Privacidade antes da conclusão do presente processo de registo, na qual são indicados os seus direitos e os contactos e meios pelos quais os poderá exercer. O fundamento para a Cofidis tratar o seu e-mail aqui fornecido é o seu consentimento, o qual poderá ser retirado a qualquer momento, o que não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente obtido. A Cofidis conservará o seu endereço de e-mail enquanto não retirar o seu consentimento para a receção da newsletter e enquanto tal newsletter for elaborada.
Estamos empenhados em melhorar a sua relação com o dinheiro, clarificando temáticas naturalmente confusas ou pouco claras relacionadas com a gestão de dinheiro e finanças pessoais.

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb