Além das melhores empresas para trabalhar, pesquisa trouxe perfil de funcionários (Crédito: fauxels/Pexels)
Rodrigo Favorettoi Rodrigo Favoretto https://istoedinheiro.com.br/autor/rodrigo-favoretto/
17/02/2023 – 11:38
O Great Place To Work, empresa global de pesquisa, divulgou os resultados do Ranking Varejo 2022. Na 9ª edição do ranking Varejo, 175 empresas se inscreveram, representando 489.117 funcionários. Neste ano, 60 empresas foram premiadas, sendo 10 de porte grande com 10 mil ou mais funcionários, 25 de porte grande com 1 mil a 9.999 funcionários, 15 de porte médio e 10 de porte pequeno.
O estudo demonstrou que, entre os funcionários que trabalham nas empresas vencedoras, 36% possuem até 25 anos; 32% tem entre 26 e 34 anos; 20% entre 35 e 44 anos; 8% entre 45 a 54 anos de idade e 4% acima de 55.
No nível de escolaridade, 76% possuem ensino médio completo ou menos, 12% possuem ensino superior completo, 9% ensino superior incompleto e 3% possuem pós graduação.
+ Saiba qual carreira tem o menor índice de bem-estar, diz pesquisa
Quanto ao gênero, 56% das empresas é composta por mulheres e 44% por homens. Nos cargos de alta liderança, 74% são ocupados por homens e 26% por mulheres, na média liderança, 52% por homens e 48% mulheres e, em outras posições, 50% por mulheres e 50% homens.
No perfil dos presidentes das 60 empresas premiadas, o ranking aponta que a idade média é de 50 anos, o tempo de ocupação do cargo é de 12 anos e apenas 6 mulheres exercem a função. As empresas têm, em média, 39 anos de fundação, sendo que 64% contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade e 83% permitem que os funcionários participem de programas de voluntariado no horário de trabalho.
Entre as ações de destaque estão que, 73% das corporações oferecem programas de coaching, 56% oferecem bolsas de estudos para graduação ou pós, 78% tem mentoring, 56% possui universidade interna, 36% oferecem bolsa para cursos de idiomas, 32% oferecem verba para os funcionários usarem em desenvolvimento de sua escolha, 16% dos funcionários foram promovidos e a taxa de rotatividade no ano foi de 32%.
Quando questionados por que permanecem nas melhores do varejo, 55% dos colaboradores responderam a oportunidade de crescimento, 21% qualidade de vida, 10% alinhamento de valores, 11% remuneração e benefícios e 4% estabilidade.
Nos índices de confiança por dimensões, 88% dos funcionários mencionaram a credibilidade dos líderes para gerenciar pessoas e administrar os negócios de forma geral; 86% o respeito dos líderes na relação com os funcionários, tanto na questão profissional como pessoal, 86% a imparcialidade dos líderes com relação a todos os funcionários; 89% o orgulho de exercer a profissão e trabalhar nessa empresa e 89% a camaradagem entre os colegas de trabalho e presença de sentimento de equipe.
Entre as afirmativas que os funcionários das premiadas mais concordaram estão que 97% das pessoas são bem tratadas independentemente de sua cor ou etnia, orientação sexual, 94% se sentem bem-vindos quando entram na organização, 93% tem orgulho de contar para outras pessoas que trabalham no local, 93% sentem que é um lugar fisicamente seguro para trabalhar e 93% consideram os gestores honestos e éticos na condução dos negócios.
Confira as empresas premiadas:
Copyright © 2024 – ISTOÉ PUBLICAÇÕES LTDA
Todos os direitos reservados.
A ISTOÉ PUBLICAÇÕES LTDA é um portal digital independente e sem vinculação editorial e societária com a EDITORA TRES COMÉRCIO DE PUBLICACÕES LTDA (recuperação judicial). Informamos também que não realizamos cobranças e que também não oferecemos cancelamento do contrato de assinatura da revista impressa de nome ISTOÉ, tampouco autorizamos terceiros a fazê-lo, nos responsabilizamos apenas pelo conteúdo digital “https://istoe.com.br” e seus respectivos sites.