Podcast @work: o trabalho das mulheres em home office e a economia do cuidado - Marie Claire Brasil

Podcast @work: o trabalho das mulheres em home office e a economia do cuidado – Marie Claire Brasil

maio 25, 2024
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Andréa Cruz, sócia da Serh1 Consultoria, discute o trabalho do home office e a economia do cuidado no podcast Marie Claire @Work (Foto: divulgação)
Home office, jornada contínua, estresse, sobrecarga: todas essas palavras costumam vir juntas em uma mesma frase quando se trata de falar sobre a situação das mulheres que se encontram trabalhando em casa desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 2020.
Segundo dados da Pnad Covid-19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) elaborados pela FGV Social e publicados no último dia 21, 28% dos membros da classe A/B (renda domiciliar superior a R$ 8.303) puderam alterar o local de trabalho durante a pandemia. Na classe D/E (renda até R$ 1.926), apenas cerca de 7,5% tiveram essa opção. Na classe C (que ganhou destaque nos anos 2000 e tem renda entre R$ 1.926 e R$ 8.303), somente 10,3% fizeram isso. Mas, ainda que sejam uma minoria privilegiada, as mulheres que puderem adotar esse novo formato trabalho encontram-se esgotadas, pois têm de lidar ainda com os afazeres domésticos e os cuidados com as crianças ou pessoas mais velhas, sem que as empresas tenham criado programas ou alternativas para atendê-las.

O resultado é que mesmo que mais protegidas dos riscos de contaminação do que a maioria que precisa sair da casa para trabalhar, esse contigente de trabalhadoras de jornada contínua se encontra esgotada.
Nesta edição do podcast Marie Claire @Work, a redatora-chefe Adriana Ferreira Silva dá continuidade a série sobre equidade no mercado de trabalho e no pós, dando um panorama do home office para as mulheres e seus inúmeros problemas, em conversa com Andréa Cruz, sócia da Serh1 Consultoria, e Maíra Ligouri, diretora de impacto do Think Olga e Think Eva. A série de três episódios que estreou em março e se encerra em maio tem o apoio da Laudes Foundation, organização que dará continuidade a parte do trabalho realizado ao longo dos últimos cinco anos pelo Instituto C&A, com a missão de transformar não só a cadeia da moda, mas também outras esferas da desigualdade e a promoção de justiça climática. 
Ouça clicando aqui!
Maíra Liguori, diretora de impacto do Think Olga e Think Eva (Foto: Divulgação)

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