Quantos milhões de carros existem em Portugal? Número não para de aumentar - Razão Automóvel

Quantos milhões de carros existem em Portugal? Número não para de aumentar – Razão Automóvel

maio 26, 2024
0 Comentários

16.05.2024
SEAT Leon foi atualizado e disse adeus ao motor de três cilindros
15.05.2024
Nova “cara” para o Kia EV6 2024 mas há mais novidades
14.05.2024
DS lança coleção exclusiva inspirada no autor de “O Principezinho”
18.05.2024
Polestar 4 já chegou a Portugal. Descubra todos os preços
14.05.2024
Mazda MX-5 2024 chega a Portugal mas apenas com uma motorização
10.05.2024
BYD Seal U está quase a chegar a Portugal. Reservas abertas
17.05.2024
Aiways abandona a China para se concentrar apenas na Europa
15.05.2024
Portugal entre os primeiros a receber elétricos chineses da Stellantis
11.05.2024
Lucros recorde. Mazda tem o seu melhor ano de sempre
14.05.2024
Mercedes-AMG CLE 63 poderá ter motor V8 por causa deste detalhe
08.05.2024
Este é o Taycan da Mercedes-AMG. Tudo o que já sabemos
13.04.2024
Próxima Audi RS 4 Avant não se vai chamar RS 4 Avant
16.05.2024
CEO da DS Automobiles. “Chineses têm carros bonitos e tecnologia mas não têm história”
16.05.2024
À conversa com Carlos Tavares. “Os combustíveis sintéticos podem ser uma solução global”
23.03.2024
Que futuro para a Bentley? A última entrevista ao CEO antes de ir para a Aston Martin
Teste completo ao novo Mitsubishi Colt 1.0 MPI-T Launch Edition
Conduzimos o Volvo EX30. Um elétrico à medida dos portugueses
Testámos o Mercedes-Benz CLE Coupé que faz mais de 1000 km por depósito
O Classe G mais capaz de sempre é elétrico. Testámos o Mercedes-Benz G 580
Conduzimos o Nissan Juke 2024. Ficou melhor onde faltava
Um A3 com ares de crossover. O que vale o novo Audi A3 Allstreet?
28.02.2024
Mercedes E 220 d contra BMW 520d. O derradeiro comparativo Diesel
11.10.2023
Juntámos o Alfa Romeo Tonale e o CUPRA Formentor. Qual venceu?
05.02.2023
Golf vs Astra. Qual vence este comparativo?
16.05.2024
SEAT Leon foi atualizado e disse adeus ao motor de três cilindros
15.05.2024
Nova “cara” para o Kia EV6 2024 mas há mais novidades
14.05.2024
DS lança coleção exclusiva inspirada no autor de “O Principezinho”
18.05.2024
Polestar 4 já chegou a Portugal. Descubra todos os preços
14.05.2024
Mazda MX-5 2024 chega a Portugal mas apenas com uma motorização
10.05.2024
BYD Seal U está quase a chegar a Portugal. Reservas abertas
17.05.2024
Aiways abandona a China para se concentrar apenas na Europa
15.05.2024
Portugal entre os primeiros a receber elétricos chineses da Stellantis
11.05.2024
Lucros recorde. Mazda tem o seu melhor ano de sempre
14.05.2024
Mercedes-AMG CLE 63 poderá ter motor V8 por causa deste detalhe
08.05.2024
Este é o Taycan da Mercedes-AMG. Tudo o que já sabemos
13.04.2024
Próxima Audi RS 4 Avant não se vai chamar RS 4 Avant
16.05.2024
CEO da DS Automobiles. “Chineses têm carros bonitos e tecnologia mas não têm história”
16.05.2024
À conversa com Carlos Tavares. “Os combustíveis sintéticos podem ser uma solução global”
23.03.2024
Que futuro para a Bentley? A última entrevista ao CEO antes de ir para a Aston Martin
Teste completo ao novo Mitsubishi Colt 1.0 MPI-T Launch Edition
Conduzimos o Volvo EX30. Um elétrico à medida dos portugueses
Testámos o Mercedes-Benz CLE Coupé que faz mais de 1000 km por depósito
O Classe G mais capaz de sempre é elétrico. Testámos o Mercedes-Benz G 580
Conduzimos o Nissan Juke 2024. Ficou melhor onde faltava
Um A3 com ares de crossover. O que vale o novo Audi A3 Allstreet?
28.02.2024
Mercedes E 220 d contra BMW 520d. O derradeiro comparativo Diesel
11.10.2023
Juntámos o Alfa Romeo Tonale e o CUPRA Formentor. Qual venceu?
05.02.2023
Golf vs Astra. Qual vence este comparativo?
Está à procura de um carro?
Experimente a nossa pesquisa avançada por marca e modelo
Regressar ao motor de busca
Em 10 anos (2011-2021) o número de veículos motorizados a circular nas estradas portuguesas cresceu em mais de um milhão.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.
Notícias Quantos milhões de carros existem em Portugal? Número não para de aumentar
Em 10 anos (2011-2021) o número de veículos motorizados a circular nas estradas portuguesas cresceu em mais de um milhão.
Fernando Gomes
Texto
É uma pergunta que muitos de nós já se devem ter feito: afinal, quantos veículos motorizados circulam nas estradas portuguesas?
Devido à proposta do Orçamento do Estado para 2024 ficámos a saber que o Estado registou o pagamento do IUC correspondente a seis milhões de veículos em 2022, o que nos dá uma ideia do parque circulante automóvel em Portugal. Mas, na verdade até são mais.
Uma rápida pesquisa no Pordata bastou para saber que, em 2021 (os dados mais recentes disponíveis), circulavam 7 090 889 de veículos em Portugal — sim, são mais de sete milhões, o que dá 680,4 veículos por cada mil habitantes.
Mais surpreendente é o facto deste número estar a crescer, especialmente nos últimos anos. Isto apesar de termos assistido nas últimas décadas à evolução da oferta nos transportes públicos e também em soluções de mobilidade urbana.
Só que os números não mentem. Basta constatar que em 2011 circulavam nas estradas portuguesas praticamente 6,182 milhões de veículos, pelo que este salto de quase um milhão corresponde a um aumento de 14,7% num período de 10 anos.
Não foi, contudo, um crescimento gradual. Entre 2011 e 2012 o número de veículos em circulação até desceu significativamente, de 6,182 milhões para 5,55 milhões — consequência, talvez, da crise financeira uns anos antes? Mas quatro anos depois (2016) o registo de 2011 já tinha sido ultrapassado.
E depois de 2016 (6,21 milhões de veículos) foi como carregar no acelerador: em 2019 ultrapassámos a barreira dos sete milhões de veículos. Uma aceleração só travada pela pandemia que levou, em 2020, a uma descida ligeiríssima (de 7,027 milhões para 7,021 milhões de veículos). Mas em 2021 voltou a subir para os já mencionados 7,09 milhões de veículos.
A tendência é, por isso, clara: o número de veículos motorizados em circulação em Portugal promete continuar a subir.
Como que a corroborar estes dados, o Barómetro da Mobilidade avançou que 92% dos portugueses têm pelo menos um carro no agregado familiar neste ano de 2023. E os Censos de 2021 constataram que 66% dos portugueses usa o carro nas deslocações diárias.
Talvez não surpreenda que a maioria dos veículos em circulação nas estradas portuguesas, praticamente dois terços, sejam Diesel (dados de 2021): 65%, o equivalente a 4,622 milhões de veículos. Após anos e anos a dominarem as vendas de veículos novos (e usados), não seria de esperar outra coisa. Só em 2019 é que a quota dos Diesel entre as vendas de carros novos baixou dos 50% em Portugal. Em 2022 a quota foi de apenas 17,9%.
A receita do IUC tem subido continuamente nos últimos 10 anos. Com o agravamento significativo previsto para os automóveis antigos, a receita promete bater todos os recordes.
De seguida surgem os veículos com motor a gasolina, correspondendo a 31% do total, o mesmo que 2,231 milhões de veículos. Os veículos a GPL em circulação correspondem apenas a 1%, o mesmo que 62,2 mil veículos.
Não há dados específicos para os veículos elétricos, mas assumindo que se encontram na categoria “Outros” que podemos ver nas tabelas do Pordata, constatamos que em 2021 correspondiam a 2% do total, o que se traduz a perto de 176 mil veículos em circulação.
Fonte: Pordata
Fernando Gomes
Entrou no universo dos automóveis através do design, hoje expressa a sua paixão pelo automóvel na escrita.
Na cidade de Zermatt, na Suíça, todos os dias são dias sem carros, excetuando uns elétricos de tamanho compacto para empresas ou serviços.
Depois de em 2018 ter sido pioneira na introdução de trotinetas elétricas partilhadas, Paris prepara-se agora para as banir.
A eletrificação da Audi chegou às duas rodas. Marca alemã juntou-se à Fantic e lançou uma bicicleta com um motor elétrico com 250 W e 90 Nm.
Carlos Tavares, que tem sido crítico da transição energética, comentou o acordo entre a UE e a Alemanha para manter «vivo» o motor de combustão.
A próxima edição do IAA Mobility em Munique vai contar com a presença de diversas empresas portuguesas ligadas à indústria de componentes.
A Autoeuropa anunciou a suspensão da produção em setembro que, por agora, se prolongará por um período indefinido.
Com um crescimento de 20,1% face ao mesmo mês de 2022, as exportações de componentes automóveis estão a subir dois dígitos há 14 meses consecutivos.
Parece um contrassenso: a produção automóvel nacional promete ter um ano recorde, mas há limitações que colocam o futuro em risco.
Fundada em 2012, a Razão Automóvel é a publicação especializada no setor automóvel líder de audiência em Portugal
Prémio de Melhor Filme Jornalístico 2021 Nomeado na categoria de Melhor Filme Jornalístico de 2022 Nomeado na categoria de Melhor Filme Jornalístico de 2023
© 2024 Razão Automóvel
© 2024 Razão Automóvel
Faça login na sua conta

Ainda não tem uma conta? Crie uma aqui.
Crie a sua conta

Já tem conta? .
Recupere a sua conta

Já tem conta? .
Ainda não tens conta criada na Razão automóvel para poderes ter todos os alertas.

source

@2023 - Todos direitos reservados. Conexão Automotiva | DriveWeb