Toyota Proace Verso completa gama com 9 verdadeiros lugares (com galeria de imagens) - Fleet Magazine

Toyota Proace Verso completa gama com 9 verdadeiros lugares (com galeria de imagens) – Fleet Magazine

junho 15, 2024
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A Toyota Proace Verso vem complementar uma gama que já inclui versões comerciais de 3 e 6 lugares, 3 dimensões de chassis e 2 distâncias entre eixos.
A principal característica é a oferta de 8 ou 9 lugares em bancos independentes, em modelos que visam as famílias numerosas, IPSS, organismos do Estado como as Forças Armadas e ainda algumas empresas.
Todas as Versões Proace Verso são classe 1 nas portagens, quando associadas ao dispositivo Via Verde.
Além desta vantagem, há que destacar uma oferta abrangente e competitiva, os baixos custos de utilização que resultam da relação preço/consumo (5,2 a 5,3 litros) e ainda da manutenção programada prevista de 2 anos/40 mil quilómetros para uso regular.
Os pneus previstos são 215/65 R16C e 215/60 R17C no motor mais potente.
Esta é a estrutura simplificada de preços, para Portugal, da Toyota Proace Van e Verso.
Os preços começam nos 35.802 euros para a versão Proace Verso Combi de 9 lugares, versão com motor 1.6D de 115 cv, até aos 44.007 euros da Proace Verso Shuttle, com 8 lugares, com motor 2.0D de 150 cv.

Nas versões comerciais, os destaques são, além do acesso pela porta lateral, a volumetria da caixa de carga, que pode ser de 2 europaletes nas versões mais curtas (4,6 a 5,1 m3), a 3 europaletes nas versões intermédia (5,3 a 5,8 m3) e longa (6,1 a 6,6 m3).
A gama de comerciais engloba ainda motores 1.6D com 95 cv e 2.0D com 120 cv, com consumos combinados de 5,2 a 5,7 litros.
Outros factos a destacar são a escotilha na caixa de carga que permite prolongar o transporte de objetos mais longo até ao interior da cabine e a mesa de apoio rotativa nas costas do banco central, para colocação de computador, por exemplo.
Já a capacidade de carga das versões comerciais varia entre os 1000 e os 1400 kg.
Entre o equipamento de série disponibilizado encontram-se o Sistema de Travagem Anti-bloqueio, a assistência de Travagem Eletrónica, a Assistência ao Arranque em Subidas, o airbag do Condutor e Passageiro e ainda o Controlo da Estabilidade do Veículo.
Olhemos agora em concreto para a PROACE VERSO, versão destinada prioritariamente para o transporte de passageiros.
A sucessora da gama apresentada em 2013 é resultado de um desenvolvimento conjunto entre a os grupos Toyota e PSA.
Há duas versões em Portugal: “Shuttle”, de 8 ou 9 lugares e Combi, exclusivamente de 9 lugares.
Ambos podem ser uma alternativa aos modelos monovolume grandes que têm vindo a desaparecer do mercado, com a vantagem de oferecerem mais habitabilidade e espaço de carga.
Assentam sobre o chassis médio ou longo com uma distância entre eixos de 3,275 metros.
Tem ainda 1,92 de largura e uma altura e 1,91 metros de altura, o que permite aceder à maioria dos parqueamentos cobertos e/ou subterrâneos.
É possível a todos os ocupantes viajarem de forma confortável, incluindo na terceira fila de bancos, bnaturalmente a mais acanhada e com acesso mais difícil.
A capacidade anunciada da mala é, com 8 lugares de 640 ou 1060 litros (L1 ou L2) e, com 9 lugares, de 550 litros ou 980 litros (L1 ou L2).
A gama de motores é composta por dois motores diesel com 115 e 150 cv (ou 180 cv versão Prime), que recorrem a catalisador de redução selectiva e AdBlue para cumprimento das normas de redução de poluentes.
Tração dianteira e caixa manual de 6 velocidades, ou automática na versão Prime.
Há uma ampla oferta de equipamento e de ajudas à condução, de série ou opcionais consoante as versões, sendo de destacar o ar condicionado independente para a segunda e terceira fila de bancos e praticamente toda a tecnologia de segurança existente nos modelos de turismo, desde deteção de ângulo morto, de peões, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, controlo da velocidade de cruzeiro, alerta à mudança involuntária da faixa de rodagem , etc..
A luxuosa e muito bem equipada versão executiva designada Prime, com transmissão automática e um sistema de tração que melhora o desempenho em situações de baixa aderência, utiliza motor diesel de 2,0 litros com 180 cv.
Não foram anunciados preços desta versão.

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